Guarulhos apresenta projetos de incentivo à leitura e ao pensamento crítico em painel global da Unesco

Segunda, 24 de Outubro de 2022 - 18:52

O prefeito de Guarulhos, Guti, participou de um painel internacional on-line nesta segunda-feira (24), a convite da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), na abertura da Semana Global de Alfabetização Midiática e Informação, na Nigéria. Na oportunidade, o chefe do Executivo compartilhou com autoridades de outros países os conceitos e impactos à comunidade guarulhense gerados por programas municipais voltados ao acesso à informação, ao incentivo à leitura e ao pensamento crítico.

O painel celebrou o sucesso de planejamentos voltados ao desenvolvimento do prazer pela leitura desde a infância. Em sala de aula, os métodos são aplicados por professores capacitados por uma formação continuada que visa à emancipação e a transformação social por meio da alfabetização. De acordo com Guti, o fornecimento dos materiais necessários é um dos passos para concretizar essa missão. "Em três anos, entregamos mais de 500 mil livros aos alunos da nossa rede municipal, que também têm assegurado o acesso a netbooks, a salas com wi-fi e a obras literárias como instrumentos para a aprendizagem. Além disso, dispomos de 110 mil títulos que podem ser emprestados”, explicou.

O programa Saberes em Casa foi destacado como um modelo de política pública educacional em meio a desafios mundiais. Iniciado na pandemia, o programa trabalhou propostas educativas por meio de ações em canal aberto na TV, jogos, vídeos no YouTube, biblioteca virtual e roteiros de aprendizagem.

A apresentação ressaltou ainda que a transmissão de conhecimentos pode ser feita além das escolas. A exemplo disso, o Livros Livres Voam, ambientes com obras para o público infantil, infanto-juvenil e adulto dispostos em serviços públicos, como unidades de saúde e assistência social, foi citado como uma fonte de inspiração para outros municípios. O intuito é que o usuário que aguarda pelo atendimento possa descobrir uma nova obra e expandir o interesse pelo mundo literário.

Atualmente Guarulhos trabalha em uma série de projetos para dar continuidade às diretrizes de combate à desinformação. Dentre eles, estão a revisão da legislação sobre antenas em preparação para a chegada da conexão 5G, a instalação de fibra ótica para conectar prédios públicos da cidade e a expansão da rede wi-fi de 40% para 100% dos ônibus. “Com o engajamento de nosso time e o auxílio de parcerias interessadas em promover a evolução cultural e educacional, temos superado barreiras e desafios pós-pandemia”, concluiu Guti.

Eventos internacionais

Além da participação na Semana Global de Alfabetização Midiática e Informação, o chefe do Executivo de Guarulhos debateu políticas públicas municipais em diversas reuniões internacionais neste ano. Na última semana, Guti recebeu um prêmio pela gestão de políticas públicas voltadas à educação pelo Fórum Internacional dos Municípios do Brics (Imbrics). Em junho, o prefeito discutiu o incentivo literário no Fórum Urbano Mundial 11 (WUF 11) da Organização das Nações Unidas (ONU), na Polônia, e soluções inteligentes para cidades no Smart City Expo Latam Congress na América Latina, no México. Já em maio, participou de reunião na Câmara de Comércio da Flórida, nos EUA.

Imagens: Rita Maria/PMG