Guarulhos celebra o Dia Internacional da Paz com programação especial no Bosque Maia

Terça, 19 de Setembro de 2023 - 12:45

Nesta quinta-feira (21), Dia Internacional da Paz, a Prefeitura promove a terceira edição do Guarulhos de Mãos Dadas pela Paz na tenda principal do Bosque Maia, das 8h às 11h. O evento visa a sensibilizar a comunidade para a importância da paz, incentivando todos a refletir sobre como podem contribuir para a construção de um ambiente mais pacífico.

 

A programação terá início às 8h com a participação da chefe da Rede de Urgência e Emergência da Secretaria da Saúde, Simone Lima, e da chefe da Divisão de Implantação de Políticas da Secretaria de Direitos Humanos, Lígia Gonçalves Dall'oc, por se tratar de um tema transversal, que compreende a construção de uma realidade social e dos direitos e responsabilidades relacionados à vida pessoal e coletiva, o que inclui a participação política.

 

Às 8h30 os presentes poderão explorar a harmonia da paz por meio da oficina de danças circulares, promovida pelos focalizadores de Guarulhos. A prática oferece um espaço de promoção da saúde e valoriza particularidades, abrangendo públicos heterogêneos de diferentes faixas etárias.

 

Já às 10h uma ação emblemática será realizada pela artista e também participante das danças circulares, Renate Sewing Hammer, que propõe uma obra coletiva, uma mandala humana única, feita com fios de malha, simbolizando a união da comunidade na busca pela paz. O encerramento está marcado para as 11h.

 

Sobre o Dia Internacional da Paz

 

A ONU instituiu o Dia Internacional da Paz em 21 de setembro de 1981 durante a Assembleia Geral das Nações Unidas e, após duas décadas, em 2001, a assembleia votou, por unanimidade, para que a data fosse designada como um período de não violência e cessar-fogo. Anualmente é reafirmado em todo o mundo o fortalecimento dos ideais de paz, no seio das nações e entre os povos, com o objetivo de estimular as pessoas a fazerem algo pela paz nessa data.

 

Imagens: Divulgação/PMG