Guarulhos celebra o Dia Mundial do Combate à Violência Contra os Idosos com ações de conscientização

Quinta, 15 de Junho de 2023 - 15:41

O Centro de Referência à Saúde do Idoso (Ceresi) promoveu nesta quarta-feira (14) uma palestra educativa e preventiva em alusão ao Dia Mundial do Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado nesta quinta-feira (15) e durante todo o mês, conhecido também como Junho Violeta.

A ação foi realizada na sede do Ceresi Centro e contou com a participação de pacientes e cuidadores, que receberam orientações e interagiram com a equipe multiprofissional e especializada em gerontologia da unidade, composta por médicos, enfermeiros, odontogeriatras, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, educadores físicos e fisioterapeutas.

Durante o evento, a mestre em gerontologia social e gerente do Ceresi, Regislaine Leoncio Pereira, destacou a importância da preservação dos direitos das pessoas idosas, bem como a necessidade de chamar a atenção para a data. “É fundamental levar informações para que todas as situações de violação de direitos sejam identificadas e denunciadas”, comentou.

Além de assistirem à palestra educativa, os participantes receberam os materiais de divulgação do Ceresi, que contêm informações sobre os direitos da pessoa idosa, e uma fita alusiva ao Junho Violeta. Os profissionais da unidade também estiveram disponíveis para esclarecer dúvidas dos presentes, proporcionando um ambiente interativo e de troca de experiências.

Junho Violeta

Com o objetivo de sensibilizar a população para o enfrentamento das diversas manifestações de violências praticadas contra a pessoa idosa, o Junho Violeta é, segundo Regislaine, um mês propício para a reflexão, “no qual os olhos da população devem ser direcionados à causa”.

Além das atividades semanais envolvendo pacientes e cuidadores, ao longo do mês o Ceresi promoverá diversas ações educativas que chamam a atenção para o tema em toda a rede de atenção primária do município. A unidade ainda intensificará o matriciamento, divulgando métodos de prevenção e canais de denúncias, como o Disque 100 do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC). O matriciamento consiste em duas ou mais equipes que elaboram uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica.

Apenas nos primeiros cinco meses de 2023 o MDHC recebeu mais de 47 mil denúncias de violência contra pessoas idosas, número que é 87% maior em relação ao mesmo período de 2022. Entre as violações registradas destacam-se a física e a psicológica, além da violência por negligência e a exploração financeira ou material.

Para denunciar situações de abuso, disque 100. Denúncias também podem ser feitas para a Delegacia Online da Polícia Civil, para a emergência policial (190), para a Defensoria Pública do Estado de São Paulo (0800-773-4340) e para a Guarda Civil Municipal de Guarulhos (153).

Fotos: Divulgação/PMG