Guarulhos comemora o Dia do Psicólogo com primeiro simpósio para a categoria

Segunda, 28 de Agosto de 2023 - 18:00

Nesta segunda-feira (28) a Secretaria da Saúde de Guarulhos celebrou o Dia do Psicólogo, comemorado no domingo (27), com o primeiro simpósio para a categoria. Cerca de 70 profissionais de diferentes serviços de saúde mental participaram do evento de fortalecimento da classe, realizado no Adamastor.

O propósito do evento foi não apenas celebrar os 61 anos de regulamentação da psicologia, mas também fortalecer os profissionais no contexto científico, como parte essencial de equipes multiprofissionais e como contribuintes fundamentais no processo de construção e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). A psicóloga Simone Queli Lima, coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) de Guarulhos, explicou que esse fortalecimento é crucial para posicionar a psicologia como uma categoria de grande impacto no cuidado e na prevenção de doenças.

A programação contou com a apresentação do panorama da psicologia no SUS de Guarulhos, bem como do percurso do grupo de trabalho dos profissionais, com destaque para a palestra Psicologia entre Movimentos Sociais e SUS: Análise e Conjuntura, ministrada pelo psicólogo e psicanalista Luiz Novais, membro da Comissão de Orientação e Fiscalização da subsede do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo.

As experiências regionais em atenção à saúde mental no SUS foram apresentadas pela psicóloga e trabalhadora do Sistema Único de Saúde em Guarulhos, Maria Vanesse Andrade, que em seguida participou de uma mesa redonda para discutir ética e técnica, juntamente com os outros dois colegas, com mediação da psicóloga e mestre em saúde coletiva Helena Saroni.

"Estas discussões são cruciais, pois ser psicólogo envolve mais do que ouvir e atender, é necessário ter locais para promover debates essenciais. Trabalhamos no âmbito social, que está sempre em transformação, exigindo constante atualização. Esta participação foi fundamental, saio daqui contente, prestigiando este momento inaugural e já esperando pelos próximos", afirmou a psicóloga Tallis Bastos de Carvalho, do Núcleo de Apoio à Vida da região de saúde Pimentas / Cumbica.

Para o psicólogo Luis Eduardo Alves de Carvalho, da Raps da região São João / Bonsucesso, também foi importante participar deste primeiro simpósio. “Este é o passo inicial para algo que está sendo construído e, para mim, é muito interessante participar dessa construção da saúde mental não só para o trabalhador, mas para o usuário. Eu não imagino aonde isso vai chegar, mas eu sei que em uma cidade tão grande como esta é algo que vai impactar e influenciar outras cidades também”, comentou.

O evento foi encerrado com bastante movimento e bem-estar proporcionados pelas danças circulares orientadas por Denise Castanho Antunes, terapeuta ocupacional e gerente do Centro Multiprofissional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cempics).

Fotos: Sidnei Barros/PMG