Guarulhos compartilha experiência de serviço de acolhimento familiar com outras cidades

Terça, 05 de Dezembro de 2023 - 18:21

Guarulhos participou do seminário Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes e Família Acolhedora no último dia 29, em Caieiras. A cidade teve a oportunidade de compartilhar sua experiência exitosa com a implantação do serviço, que viabiliza o acolhimento de crianças e adolescentes afastadas de suas famílias biológicas por medida judicial protetiva. De 2019 até o momento 102 crianças já foram acolhidas.

A chefe da Divisão da Proteção Social Especial de Alta Complexidade de Guarulhos, Márcia Smerdel, e a coordenadora do serviço, executado pela OSC Instituto Forte, Caroline Carvalho, representaram o município e explanaram os objetivos, as atribuições, os marcos normativos e regulatórios do serviço, bem como sua implantação. Parte importante do processo é o acompanhamento das crianças, suas famílias de origem e das famílias acolhedoras. “Foi um convite muito honroso e ficamos felizes de sermos olhados como referência desse serviço para os municípios vizinhos”, disse Márcia.

O evento foi realizado pelo Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri, que integra os municípios de Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha e Mairiporã e reuniu cerca de 120 pessoas, entre representantes das secretarias municipais de Assistência Social de Caieiras e Francisco Morato, presidentes dos conselhos municipais da criança e do adolescente, da assistência social, conselheiros tutelares e profissionais de assistência social de diversos órgãos públicos dos cinco municípios participantes.

Imagem: Divulgação/PMG