Guarulhos divulga boletim de direitos humanos com diversos indicadores

Terça, 14 de Novembro de 2023 - 17:58

A Prefeitura de Guarulhos apresentou nesta terça-feira (14) a 3ª edição do Boletim do Observatório de Direitos Humanos com os resultados por sexo e idade levantados pelo Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), bem como a revisão residual da população de Guarulhos, do Estado de São Paulo e do Brasil (IBGE), divulgada no último dia 27 de outubro.

De acordo com a revisão feita pelo IBGE, a população de Guarulhos é de 1.291.771 habitantes, o que representa um decréscimo de 13 pessoas em relação à divulgação anterior, feita no mês de junho. Já a população brasileira revista também teve alteração, com o acréscimo de 18,2 mil pessoas, passando para 203.080.756 habitantes.

A publicação digital também traz informações sobre o envelhecimento populacional nas três esferas (município, estado e país) e o comparativo das pirâmides etárias. Ele pode ser consultado no link https://www.guarulhos.sp.gov.br/sites/default/files/2023-11/Nov%2013%20SDH%20Boletim%20n%C2%B0%203%20-%20ODH%20-%20Resultados%20do%20Censo.pdf.

Observatório de Direitos Humanos

O Observatório de Direitos Humanos de Guarulhos foi instituído pela lei 8.201/2023, promulgada pelo prefeito de Guarulhos, Guti, no último dia 31 de outubro. O órgão, criado em 2017, tem a responsabilidade de monitorar, coletar, interpretar e divulgar dados sobre a situação dos direitos humanos no município.

A promulgação da lei é fundamental para a garantia da continuidade do funcionamento do Observatório de Direitos Humanos e para o aprimoramento de seus trabalhos no subsídio às políticas públicas na área.

Ele é um colegiado interno da Secretaria de Direitos Humanos composto por um grupo de trabalho técnico consultivo com representantes das seis subsecretarias (Igualdade Racial, Políticas para as Mulheres, Diversidade, Acessibilidade e Inclusão, Políticas para a Pessoa Idosa e Juventude) e por um corpo técnico permanente de servidores da pasta.

O trabalho do observatório é importante para os diagnósticos que viabilizaram o Plano Municipal de Direitos Humanos e a discussão do Programa de Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violências. Por meio dele são lançados boletins sobre dados do Censo Demográfico de 2022.

Em 2024 o observatório participará do monitoramento da execução do Plano de Direitos Humanos, a partir de indicadores. O acervo publicado pelo observatório pode ser consultado em https://portaldireitoshumanos.guarulhos.sp.gov.br/content/observatorio-de-direitos-humanos.

Imagem: Divulgação/PMG