Guarulhos é laureada com o prêmio Cidade Lixo Zero em evento no Ceará

Segunda, 18 de Dezembro de 2023 - 18:03

O Instituto Lixo Zero Brasil concedeu a Guarulhos o prêmio na categoria Cidade Lixo Zero em evento que reuniu representantes de diversas cidades do Brasil e da América Latina na capital do Ceará, Fortaleza, na quinta-feira (14). A iniciativa objetiva valorizar e dar visibilidade às cidades que promovem ações de sustentabilidade relacionadas ao consumo consciente, bem como à separação e à destinação ambientalmente correta dos resíduos sólidos urbanos.

Dentre as iniciativas que conferiram a láurea ao município estão a ampliação do serviço de coleta seletiva a todos os bairros da cidade, a operação Cata-Treco, que percorre os endereços de Guarulhos recolhendo inservíveis gratuitamente, o crescimento da rede Ecoponto, atualmente com 31 unidades, as diversas ações de educação ambiental e mobilização social, que levaram as práticas e o conceito lixo zero a cerca de 38 mil pessoas em 2023, e também o serviço Pet Eterno, que recebe de forma humanizada e encaminha adequadamente os corpos dos animais de estimação falecidos.

O secretário de Serviços Públicos, Rodnei Minelli, falou sobre a premiação. “Agradeço ao prefeito Guti, que é um grande apoiador da causa lixo zero, e a todos os servidores e cidadãos guarulhenses que nos ajudam no caminho rumo à sustentabilidade”. O gestor foi a Fortaleza representar a Prefeitura no evento. “Guarulhos é uma cidade que pensa no futuro e busca oferecer a seus munícipes um lugar cada vez melhor para se viver”, concluiu Minelli.

Fotos: Divulgação/PMG