Guarulhos elabora Plano de Segurança Viária para reduzir acidentes e ampliar a mobilidade urbana

Quarta, 05 de Abril de 2023 - 16:49

A Prefeitura apresentou nesta quarta-feira (5) as etapas do Plano de Segurança Viária de Guarulhos em elaboração pela Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU), com apoio da WRI Brasil. O objetivo do documento é construir estratégias, ações e projetos para a redução do número de acidentes e de óbitos no trânsito.O evento foi realizado no CEU Continental.

O plano prevê a implementação de diversas medidas, como a criação de ciclovias e ciclofaixas, a instalação de semáforos inteligentes, a requalificação de espaços públicos e campanhas educativas para conscientizar a população sobre a importância do respeito às leis do trânsito.

O prefeito Guti participou da cerimônia de lançamento e comentou a iniciativa. “Acidentes de trânsito estão entre as principais causas de mortes no Brasil e, enquanto poder público, precisamos fazer algo para evitar que isso aconteça. Trabalhamos atualmente para colocar em prática tudo o que está relacionado no plano elaborado pela STMU”, afirmou o chefe do Executivo.

Já em fase de implementação pela secretaria, a expectativa é que o Plano de Segurança Viária traga benefícios significativos para a população da cidade, conforme explica o secretário Luigi Lazzuri Neto. “O plano vai contribuir para que o trânsito da cidade seja mais seguro, com menos acidente e mortes. Esperamos contar com a colaboração de todos os guarulhenses para torná-lo uma realidade”, disse.

Compareceram à apresentação Andressa Ribeiro, analista de mobilidade ativa plena na WRI Brasil, e Diogo Lemos, coordenador executivo da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global

Fotos: Ivanildo Porto/PMG