Guarulhos inicia a vacinação contra a meningite em jovens de 15 a 19 anos

Segunda, 16 de Janeiro de 2023 - 17:35

A partir desta terça-feira (17) a Prefeitura de Guarulhos inicia a imunização com a meningocócica C (conjugada) em jovens entre 15 e 19 anos não vacinados. A vacina estará disponível até o dia 28 de fevereiro em todas as UBS, exceto a unidade Jardim Paulista, que está em reforma.

O imunobiológico faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, sendo indicadas duas doses, aos três e aos cinco meses de idade, e um reforço preferencialmente aos 12 meses de idade. No entanto, o Ministério da Saúde ampliou o grupo, até fevereiro de 2023, para crianças de até dez anos que nunca foram vacinadas, além de trabalhadores da saúde. A vacinação promovida pela Prefeitura, agora, representa uma nova ampliação na faixa etária.

A meningocócica é uma infecção bacteriana aguda que pode causar meningite (infecção do cérebro e da medula espinhal) e septicemia (infecção da corrente sanguínea). A vacinação evita a ocorrência de surtos, hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. Além da vacina meningocócica C, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece temporariamente a vacina ACWY, destinada a crianças e adolescentes de 11 a 14 anos de idade, até junho de 2023.

Após o atendimento prioritário a esses grupos, já que a faixa etária em maior risco de adoecimento é a de crianças menores de um ano de idade, serão imunizados os adolescentes e adultos jovens – principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença. Por isso é importante que todos sejam vacinados antes da volta às aulas. Basta comparecer a uma das 68 UBS com documento com foto e carteirinha de vacinação.

Já os trabalhadores da saúde devem procurar uma das 24 unidades-polo: o Ambulatório da Criança (rua Osvaldo Cruz, 151, Centro) e as UBS São Ricardo, Parque Cecap, Cavadas, Ponte Grande, Tranquilidade, Vila Galvão, Continental, Recreio São Jorge, Primavera, Cidade Martins, Jovaia, Seródio, Carmela, Presidente Dutra, Inocoop, Soberana, Santa Paula, Pimentas, Marcos Freire, Uirapuru, Cumbica (Mario Macca), Jurema e Piratininga.

Os endereços das UBS podem ser consultados em www.guarulhos.sp.gov.br/unidades-basicas-de-saude-ubs. Para se vacinar os profissionais devem apresentar documento com foto e comprovante do exercício da profissão em Guarulhos.

Imagem: Fabio Nunes Teixeira/PMG