Guarulhos marca presença em seminário nacional de participação e adesão do Pronasci 2 em Brasília

Sexta, 28 de Julho de 2023 - 16:49

A Prefeitura de Guarulhos marcou presença no Seminário Nacional de Participação e Adesão ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), na terça (25) e na quarta-feira (26), em Brasília. A cidade está entre as 163 convocadas para integrar a iniciativa e articular ações preventivas e reabilitadoras a fim de intensificar uma cultura de paz e de combate sistemático aos preconceitos de gênero, étnicos e raciais, entre outros.

Para atender a todos esses preceitos, o programa foi estruturado em cinco eixos, que visam a fomentar as seguintes políticas públicas: enfrentamento e prevenção de violência contra as mulheres; segurança pública e cidadania com foco em territórios vulneráveis, com altos indicadores de violência; trabalho e ensino formal e profissionalizante para presos e egressos; apoio às vítimas da criminalidade; combate ao racismo estrutural e a crimes decorrentes.

Guarulhos foi representada pelo comandante-geral da Guarda Civil Municipal (GCM), Francisco Borotta, que tem expectativas de atrair investimentos federais por meio do programa. “Temos muitos projetos em segurança pública que vão ao encontro das propostas do Pronasci. Queremos aplicar esses recursos em favor da sociedade guarulhense”, explicou.

Borotta teve ainda agenda nesta quinta-feira (27) em Brasília. Ele atendeu a um convite para participar de um grupo de trabalho e estudos que trata da implantação das câmeras corporais nos uniformes das guardas municipais.

Fotos: Divulgação/PMG