Guarulhos orienta comissão de Curitiba sobre a criação de um plano municipal de direitos humanos

Quarta, 09 de Agosto de 2023 - 17:31

Representantes da Secretaria de Direitos Humanos de Guarulhos participaram na última quinta-feira (3) de uma reunião online com membros da Comissão Municipal de Direitos Humanos (CMDH) de Curitiba. O encontro foi solicitado pelo órgão da capital paranaense, que pretende implementar um plano municipal de direitos humanos semelhante ao existente em Guarulhos desde 2022, com a aprovação da lei 8.054.

Como preparação para o encontro foi compartilhado o manual Como Elaborar um Plano Municipal de Direitos Humanos: Experiência de Guarulhos. “Todos haviam lido o manual e a conversa fora direcionada para esclarecer as dúvidas apresentadas, tais como a forma de envolver a sociedade civil em todo o processo de construção do plano, como fazer um diagnóstico e quais os principais desafios que encontramos no caminho. Por fim, eles parabenizaram nosso trabalho e agradeceram pela sistematização da nossa experiência, o que tem facilitado a caminhada para a concretização do Plano de Direitos Humanos de Curitiba”, disse Ligia Gonçalves de Locco, chefe da Divisão de Controle e Implantação de Políticas da Pasta de Direitos Humanos.

Guarulhos é um dos poucos municípios no Brasil que possui um plano de direitos humanos. O documento integra as políticas públicas de garantia de direitos e apresenta diretrizes e caminhos para garantir dignidade a todas as pessoas. Mais informações podem ser obtidas em https://portaldireitoshumanos.guarulhos.sp.gov.br/content/plano-municipal-de-direitos-humanos.

Imagem: Diego Secco/PMG