Guarulhos participa de formação promovida pela Organização Internacional para as Migrações das Nações Unidas

Sexta, 25 de Outubro de 2019 - 14:33

Nessa segunda e terça-feira, dias 21 e 22, a Prefeitura de Guarulhos, por meio da Subsecretaria da Igualdade Racial, participou da 1ª. Oficina de Formação para Multiplicadores “Emigração e retorno”, realizada pela Organização Internacional para as Migrações das Nações Unidas (OIM), na sede da Defensoria Pública da União, em São Paulo.

A capacitação foi destinada aos parceiros da Rede de Referenciamento no Apoio e Reintegração de Brasileiros Retornados, formada por entidades públicas, privadas e ONGs dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, que são os principais estados de destino dos brasileiros retornados e que se encontram em situação de vulnerabilidade no exterior. Nesses casos, eles são apoiados pela OIM para retorno seguro e reintegração sustentável.

Segundo o subsecretário da Igualdade Racial, Anderson Guimarães, ao integrar essa rede, Guarulhos reforça seu compromisso na implantação de uma política de migração. “Estamos fortalecendo ações e serviços aos imigrantes internacionais, bem como aos emigrantes (brasileiros retornados) em situação de vulnerabilidade, que necessitam de uma atenção mais específica de modo a auxiliá-los nesse novo momento de suas vidas”, destaca.

Também participaram da formação integrantes da OIM das missões do Brasil e de Portugal, Defensoria Pública da União, prefeituras de São Paulo, Goiânia e Governador Valadares, Sebrae Nacional, organizações não governamentais Asbrad, Projeto Resgate, CDHIC, Sefras, Sedes Sapientiae e Instituto DH, além das universidades PUC-Minas Gerais e Unicamp com o Observatórios das Migrações de São Paulo.

Imagens: Divulgação/PMG