Guarulhos promove debate para celebrar o Dia Mundial de Luta contra a Aids

Quinta, 01 de Dezembro de 2022 - 17:18

A Secretaria da Saúde de Guarulhos celebrou nesta quinta-feira (1º) o Dia Mundial de Luta contra a Aids com um evento no auditório da Universidade de Guarulhos (UNG) que contou com a participação de profissionais da área da saúde, da educação e também da sociedade civil (incluindo ONGs) em um amplo debate para refletir sobre os dados epidemiológicos, as ações realizadas para o enfrentamento da epidemia de aids, além do desafio das políticas públicas pós-pandemia de covid-19 no município.

A epidemia de aids vem sendo combatida há 40 anos e no encontro desta quinta-feira foram explicados os desafios e as estratégias para o diagnóstico precoce e a adesão ao tratamento do HIV pós-pandemia.

No evento, que contou com a participação de 240 pessoas, também foram discutidos os avanços nas estratégias de prevenção e tratamento da doença, a fim de garantir a qualidade de vida de milhares de pessoas, tendo em vista que Guarulhos sempre foi reconhecida por investir em políticas públicas para o enfrentamento do HIV.

Testes rápidos

O programa municipal IST/Aids capacitou mais 20 profissionais de saúde, nesta semana, para a execução de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C no Centro de Testagem e Aconselhamento. Neste ano, em seis cursos, foram capacitados 95 profissionais de UBS, UPAs, PAs, maternidades e residentes multiprofissionais com o objetivo de ampliar a oferta de testagem no município, com foco no diagnóstico precoce das infecções sexualmente transmissíveis para o encaminhamento para tratamento em tempo oportuno e a quebra das cadeias de transmissão das doenças.

Até o próximo dia 7 de dezembro ocorrerá a campanha Fique Sabendo, em que há a ampliação da oferta de testes para HIV e sífilis em todas as unidades de saúde, além da entrega de preservativos e orientações sobre as doenças.

Fotos: Divulgação/PMG