Guarulhos promove debates sobre a representatividade de mulheres negras na história

Quinta, 14 de Julho de 2022 - 17:34

O Conselho Municipal de Políticas para Mulheres de Guarulhos realizará um painel de debates com o tema “Representatividade importa! Mulheres que mudaram a História” na próxima quarta-feira (20), às 18h, no auditório da Faculdade São Judas, localizado na rua do Rosário, 476, Macedo.

O evento contará com a presença das oradoras Denise Kogake, vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada, Greice Oliveira, assistente social da Subsecretaria da Igualdade Racial de Guarulhos, e Celina Santos, psicóloga e integrante do Conselho Municipal de Políticas para Mulheres. A atividade, que será mediada por Luiza Owhoka, pedagoga e também conselheira, contará com a apresentação da cantora Célia Nascimento.

O evento ocorre em referência ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, que é celebrado em 25 de julho, data que relembra o marco internacional de luta e resistência da mulher negra para reafirmar a necessidade de enfrentar o racismo e o sexismo, vividos até hoje. No Brasil, a lei federal 12.987/14 instituiu a data como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.

Para o movimento feminista negro é dia de reflexão, resistência e luta na busca por avanços em todos os aspectos (sociocultural, político e econômico) e de construção de políticas públicas que possibilitam por meio da ampliação de direitos que se alcance a autonomia e o bem viver.

Imagem: Divulgação/PMG