Guarulhos realiza ações de prevenção contra Leishmaniose Visceral

Segunda, 15 de Agosto de 2022 - 18:06

Entre os dias oito e 12 de agosto a Prefeitura de Guarulhos participou da Semana Estadual de Prevenção e Controle da Leishmaniose Visceral por meio de ações de educação e orientação promovidas pela Secretaria da Saúde para conscientizar a população sobre essa grave doença infecciosa que pode atingir pessoas e animais.

Como a fêmea infectada do inseto Lutzomyia longipalpis, conhecido como mosquito palha, vive nas proximidades das residências, em locais úmidos com sombra e acúmulo de material orgânico, as equipes de controle vetorial do Centro de Controle de Zoonoses promoveram, durante as visitas casa a casa, ações de educação sobre como os residentes podem manter o ambiente livre do mosquito.

As orientações também se estenderam aos munícipes que acessaram o serviço nos últimos dias e aos transeuntes da feira livre que ocorreu no Jardim Presidente Dutra (avenida Carmela Thomeu) na sexta-feira (12). Nas Unidades Básicas de Saúde, os profissionais locais realizaram palestras na sala de espera para orientar os usuários sobre como se prevenir da Leishmaniose Visceral.

Neste momento, a cidade não tem nenhum caso confirmado da doença em humanos ou em animais e, para que permaneça sem, é importante que a população tenha conhecimento sobre a doença e que saiba como evitá-la. Embora a semana de intensificação já tenha encerrado, a Prefeitura de Guarulhos continuará com ações de conscientização, principalmente nas redes sociais.

Imagens: Divulgação/PMG