Habitação promove exposição sobre o Novembro Negro

Quarta, 20 de Novembro de 2019 - 17:45

Uma exposição interna retratando vários aspectos culturais da África como vestimentas, brinquedo, máscaras, além de personalidades, foi montada na Secretaria de Habitação de Guarulhos para marcar o Novembro Negro. Nesta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra, a exposição foi aberta aos 150 funcionários da Pasta, sendo que alguns deles vestiram turbantes que representam a afirmação da identidade cultural africana, resistindo e lutando contra o racismo e o preconceito.

O secretário de Habitação, Silvio Figueiredo, agradeceu aos servidores do Departamento de Ação Comunitária, responsáveis pela ação. “A ideia é de termos este espaço temático constante. É também um momento de confraternizar” afirmou Figueiredo.

Por sua vez, o secretário-adjunto, Paulo Sérgio Rodrigues Alves, destacou a importância do evento. “A exposição é em respeito ao Dia da Consciência Negra.Estou feliz em retornar para esta secretaria depois de 27 anos. Tenho muito carinho pela importância desta Pasta”, disse Alves.

A mostra sobre o Novembro Negro conta com vestimentas originais (masculina e feminina) da Nigéria usadas em festividades, tecidos africanos feitos à mão e painel com informações sobre brincadeiras típicas africanas como Escravos de Jó, Acompanhe meus Pés, Pegue a Cauda e Saltando o Feijão. Há ainda a reprodução de pequenos bonecos feitos de tecido pelas mães africanas que rasgavam retalhos de suas saias para acalentar seus filhos quando eram transportados como escravos nos navios.

Personalidades negras municipais, nacionais e internacionais como a atriz Adriana Lessa, o líder Zumbi dos Palmares, o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, o atleta Jesse Owens, o neurocirurgião Ben Carson, o ex-presidente norte-americano Barack Obama, além de diversos escritores, ativistas, músicos e artistas compõem um dos murais.

Novembro Azul

Aproximadamente 50 funcionários do sexo masculino da Secretaria de Habitação participaram da palestra sobre saúde do homem nesta terça-feira(19). Ministrada pela médica Grace Andradena sede da Pasta, a iniciativa é alusiva ao Novembro Azul e abordou temas como atividade física, a importância da prevenção do câncer de próstata e da realização do exame.

Imagens: Sidnei Barros/PMG