Maio Amarelo desenvolve ações em avenidas e passarela de Guarulhos

Segunda, 09 de Maio de 2022 - 16:38

A partir desta segunda-feira (9) os dois grupos mais vulneráveis no trânsito, pedestres e motociclistas, são alvos de ações lúdicas do Movimento Maio Amarelo – Juntos Salvamos Vidas, em Guarulhos. A avenida Faria Lima, uma das mais movimentadas da cidade, foi o primeiro endereço a receber a intervenção teatral que leva aos transeuntes, de forma descontraída, conscientização sobre a importância de usar a faixa de pedestres ao cruzar vias.

Os próximos endereços a receberem a ação lúdica, entre 9h e 13h, são as avenidas Dr. Timóteo Penteado x rua Lucila, nesta terça-feira (10), e Juscelino Kubitschek de Oliveira, na próxima segunda-feira (16), em frente ao Terminal Pimentas, além da passarela de acesso ao Shopping Internacional sobre a rodovia Presidente Dutra na terça-feira (24).

Para os motociclistas, acontece nesta quinta-feira (12), das 13h às 17h, na avenida Otávio Braga de Mesquita, altura da praça Monte Carmelo, pit stop com intervenção lúdica e instalação gratuita de antenas de proteção em parceria com o Grupo de Segurança Viária de Guarulhos. Já no próximo dia 30 ação semelhante será realizada no acesso ao bairro de Bonsucesso, no km 21+400 da rodovia Ayrton Senna.

Em Guarulhos a agenda do Maio Amarelo, movimento internacional para a conscientização sobre os altos números de acidentes e óbitos no trânsito, é coordenada pela Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU) com o apoio das secretarias da Saúde e para Assuntos de Segurança Pública, da Guarda Civil Municipal (GCM) e das polícias Militar e rodoviária Federal e Estadual. Mais informações em maioamarelo.com.

Vulneráveis

De acordo com dados do Observatório de Segurança Viária da Prefeitura de Guarulhos e do Infosiga SP, motociclistas e pedestres são os públicos mais vulneráveis no trânsito. Em 2021, dos 150 óbitos decorrentes de acidentes de trânsito no município, 70 (47%) foram de condutores de motocicletas e 40 (27%) de pedestres. Até fevereiro deste ano, dos 25 óbitos registrados, 14 (56%) foram de motociclistas e cinco (20%) de pedestres. Mais informações em portaldotransito.guarulhos.sp.gov.br/observatorio-de-seguranca-viaria-da-prefeitura-de-guarulhos.

Fotos: Fábio Nunes Teixeira/PMG