Menina dos Olhos supera 7 mil consultas e fornece 5 mil óculos a alunos da rede municipal neste ano

Terça, 03 de Outubro de 2023 - 11:43

Em 2022 o programa Menina dos Olhos realizou mais de 3.300 consultas com alunos das escolas da rede municipal. Até setembro de 2023 os números já ultrapassaram o ano anterior, com mais de sete mil consultas e cerca de cinco mil óculos prescritos nas unidades móveis alocadas em escolas-polo distribuídas por diversas regiões da cidade.

 

Em Guarulhos o Menina dos Olhos é inovador e tem se destacado como um verdadeiro exemplo de integração entre as secretarias de Educação e Saúde. Ele foi criado com o objetivo de promover o bem-estar e o desenvolvimento saudável das crianças, unindo esforços das duas pastas municipais, e tem recebido elogios de especialistas e pais.

 

A Prefeitura criou o Menina dos Olhos a partir da compreensão de que o bem-estar das crianças não pode ser abordado apenas do ponto de vista da educação e da saúde, mas sim de maneira integrada. Com isso em mente, a estratégia abrangente do programa aborda uma das dimensões do desenvolvimento infantil, a saúde ocular.

 

Ações cooperativas

 

Uma das principais características do Menina dos Olhos é a colaboração estreita entre profissionais de ambas as secretarias. Professores trabalham junto com médicos para identificar e atender às necessidades das crianças na saúde ocular. Isso significa que não apenas os aspectos educacionais, como o aprendizado acadêmico, são considerados, mas também a saúde física e mental, o ambiente familiar e social das crianças.

 

O programa começa com uma triagem abrangente de todas as crianças em idade escolar, realizada nas próprias unidades. Durante essa triagem são avaliados diversos aspectos, incluindo saúde geral, nutrição, desenvolvimento cognitivo e emocional.

 

Com base nos resultados da triagem a criança é encaminhada para um acompanhamento personalizado em unidades móveis, que avaliam se ela terá necessidade de utilização de óculos ou não. Isso pode incluir consultas médicas que visam especificamente à saúde ocular. A ideia é garantir que cada criança receba o suporte específico de que precisa.

 

Envolvimento de todos

 

Além de envolver profissionais de saúde e educação, o programa também busca o envolvimento ativo dos pais e da comunidade. O Menina dos Olhos é um exemplo notável de como a cooperação entre diferentes setores governamentais pode levar a resultados positivos para todos. Ao colocar o bem-estar das crianças no centro de suas ações, a cidade investe no seu futuro e cria um ambiente em que todas elas possam prosperar.

 

Para Cintia Aparecida Souza, coordenadora do programa Saúde na Escola da Secretaria da Saúde, “o programa Menina dos Olhos é um avanço na forma de detectar problemas oculares e um passo enorme no sentido de corrigir distorções pequenas que poderiam se agravar com o tempo. É um olhar para o futuro que beneficia principalmente as crianças mais carentes”.

 

Fotos: Camila Rhodes/PMG