Moradores de comunidade no Jardim Presidente Dutra iniciam curso de prevenção a desastres

Segunda, 17 de Julho de 2023 - 16:45

Mais um Núcleo de Proteção de Defesa Civil (Nupdec) foi implantado em Guarulhos, desta vez para ensinar moradores do Morro do Piolho, comunidade na região do Jardim Presidente Dutra, a agir na prevenção e no combate a enchentes, incêndios e desastres naturais. A reunião de apresentação do programa aconteceu na última sexta-feira (14) na Associação de Valorização e Integração das Comunidades (Avic) com a presença de cerca de 20 moradores.

A região apresenta riscos de inundação, incêndio e deslizamento, os mesmos de outros bairros que iniciaram o curso neste ano: Jardim Álamo, Parque das Nações e Parque Mikail. “Temos como objetivo dar mais condições de segurança às pessoas que vivem em áreas de risco ao ensiná-las a prever e se antecipar à possibilidade de um desastre”, explica Gildo Soares, agente de Defesa Civil que está à frente do projeto.

Na programação dos treinamentos está o estudo do território, a identificação de perigos, o mapeamento de pontos seguros e de rotas de fuga para casos de emergência, a adoção de sinalizações para alertar a vizinhança sobre problemas, como apitos e grupos virtuais, além de noções básicas de segurança, como as melhores formas de guardar os bens e se proteger de descargas elétricas em dias chuvosos, e também como prestar socorro a pessoas em situações de risco.

Defesa Civil

Para sugerir um bairro para instalar o Nupdec ou acionar a Defesa Civil ligue para (11) 2461-9268 e para acionar os agentes em casos de emergência disque 199.

Fotos: Divulgação/PMG