Novembro Negro recebe inscrições para palestra sobre Tecnologia Africana

Sexta, 18 de Novembro de 2022 - 12:23

Estão abertas as inscrições para a palestra gratuita Tecnologia Africana – Ciência, Tecnologia e Inovação Africana e Afrodescendente, que acontecerá na próxima quarta-feira (23), das 19h às 21h, no Sesc Guarulhos (rua Guilherme Lino dos Santos, 1.200, Jardim Flor do Campo). A iniciativa Subsecretaria da Igualdade Racial, integrante da Secretaria de Direitos Humanos de Guarulhos, faz parte da programação do Novembro Negro. Interessados podem retirar o ingresso gratuito no link bit.ly/palestratecnologiaafricana.

O assunto será tratado pelo mestre em história social pela USP, Carlos Eduardo Dias Machado, que é articulista da revista Raça Brasil, autor dos livros Ciência, Tecnologia e Inovação Africana e Afrodescendente e Wakanda para Sempre! Tradições Africanas Milenares Decifradas para Entender o filme Pantera Negra. Entre os temas de atuação do professor estão branquidade, políticas públicas, negros, relações raciais, negros na ciência, tecnologia e inovação, ações afirmativas, diáspora africana e história da África.

Marcha da Consciência Negra

Neste domingo (20 de novembro), o Dia da Consciência Negra, será realizada a 17ª Marcha da Consciência Negra com o tema “Com Racismo não há Democracia”, organizada pela Subsecretaria da Igualdade Racial em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir).

A caminhada ocorre em alusão a Zumbi dos Palmares e sua concentração será a partir das 9h no Marco da Consciência Negra, localizado na confluência das ruas Lucila, Anita Guastini Eiras e Arminda de Lima, próximo à praça dos Estudantes (Centro).

O cortejo percorrerá as principais ruas centrais, passando por importantes pontos históricos da presença negra na cidade, como a rua Nossa Senhora Mãe dos Homens (Pretos), o busto da Mãe Negra (praça Getúlio Vargas) e a rua Doutor Luiz Gama - o patrono da abolição da escravidão no Brasil, que foi advogado, abolicionista, jornalista e escritor brasileiro.

O percurso inclui também a Igreja Nossa Senhora do Rosário Mãe dos Homens Pretos e São Benedito e será encerrado na rua Dom Pedro II, onde se encontra uma mancha escura no chão construída com tijolos pretos que recupera a história, a memória de resistência e a identidade de pretos escravizados, que pertenciam a diversas irmandades que se reuniam na antiga igreja Nossa Senhora do Rosário, construída no primeiro quarto dos anos 1700 e onde uma placa de metal foi instalada para estabelecer esse marco histórico.

Programação do Novembro Negro

19/11 – das 11h às 20h – Festival Cultural de Artes Negras

Festa Preta - Apresentações culturais, música, dança e muito mais

Feira de Empreendedorismo Negro - Venda de artesanatos e serviços.

Local: Tenda do Bosque Maia (avenida Paulo Faccini, s/nº, Centro)

20/11 – das 8h às 12h - 17ª Marcha da Consciência Negra - concentração às 9h no Marco da Consciência Negra, localizado na confluência das ruas Lucila, Anita Guastini Eiras e Arminda de Lima (próximo à praça dos Estudantes). Trajeto irá percorrer as principais ruas do Centro.

23/11 - às 18h - Tecnologia Africana - Ciência, Tecnologia e Inovação Africana e Afrodescendente - palestra ministrada por Carlos Eduardo Dias Machado, que é bacharel e mestre em história social pela USP atuando principalmente nos temas branquidade, políticas públicas, negros, relações raciais, negros na ciência, tecnologia e inovação, ações afirmativas, diáspora africana e história da África.

Local: Sesc Guarulhos (rua Guilherme Lino dos Santos, 1.200, Jardim Flor do Campo)

Entrada gratuita - Ingressos gratuitos disponíveis na plataforma Sympla (www.sympla.com.br)

29/11 - às 19h - palestra Racismo Religioso (transmissão ao vivo pelo YouTube) - Abordagem jurídica e social do racismo religioso como instrumento propagador de intolerância e discriminação com a doutoranda e graduada em direito (USP) Milene Santos, que é mestre em direito, estado e constituição (UNB), membro da Rede de Enfrentamento ao Racismo do MP-SP e autora do livro Intolerância Religiosa: do Proselitismo ao Discurso de Ódio.

Debatedora: advogada Meire de Andrade Alves, que é pós-graduada em direito público pela Universidade Estácio de Sá e em Legislativo, Controle Externo e Orçamento Público pela Escola de Contas do Tribunal de Contas da Cidade de São Paulo e membro efetivo da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/Guarulhos.

A palestra será transmitida pelo canal da 57ª Subseção OAB/ Guarulhos no YouTube.

30/11 - às 18h - Prêmio Abdias do Nascimento

Premiação de Boas Práticas na Temática Étnico Racial

Local: Teatro Adamastor (avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo)

07/12 – 9h às 17h - Semana de Direitos Humanos