Observatório de Políticas Públicas de Guarulhos será usado como modelo por Juiz de Fora

Quinta, 24 de Agosto de 2023 - 16:04

A Prefeitura de Guarulhos participou nesta quinta-feira (24) de uma reunião online com representantes da administração municipal de Juiz de Fora (MG) interessados em replicar o trabalho realizado pelo Observatório de Políticas Públicas, órgão vinculado à Secretaria de Governo.

A reunião foi intermediada por integrantes do ONU-Habitat, um programa focado na urbanização sustentável, e serviu para que os servidores de Guarulhos contassem suas experiências no Observatório de Políticas Públicas, uma vez que Juiz de Fora cria atualmente o seu.

O observatório guarulhense foi criado em 2017 pelo prefeito Guti com o objetivo de elaborar diagnósticos para subsidiar a formulação de políticas públicas, criar metodologias de suporte para a implantação dessas políticas, articular uma rede acadêmica com as universidades públicas e privadas interessadas em desenvolver soluções para os problemas da cidade e contribuir na qualificação de técnicos da administração, a fim de propagar um maior conhecimento sobre os novos modelos de gestão pública, entre outros objetivos.

“Os secretários e servidores precisam de uma ferramenta para organizar dados de maneira ágil e subsidiar decisões. O observatório surge para auxiliar nesses pontos, entre outros objetivos”, disse o coordenador do Observatório de Políticas Públicas de Guarulhos, Heber Rocha.

Durante o encontro online foi discutida a metodologia de trabalho, a relação do observatório com as universidades locais e o impacto de uma série de indicadores nas ações municipais.

“Começamos em 2022 o projeto Territórios da Cidadania em conjunto com a ONU-Habitat para a coleta de dados da cidade e agora, em 2023, desenvolvemos o nosso Observatório de Políticas Públicas", afirmou o analista de dados da Prefeitura de Juiz de Fora, Pedro Patrício.

A assistente de programas da ONU-Habitat, Natalia Oliveira, comentou sobre a reunião online. “Tivemos uma aula sobre observatório e estou muito feliz em saber que Juiz de Fora está no caminho certo”.

Imagem: Divulgação/PMG