Oficina de confecção de bonecas Abayomi resgata a resistência e a autoestima negra

Quinta, 16 de Novembro de 2023 - 16:00

A Prefeitura de Guarulhos promoveu nesta quinta-feira (16) a oficina de confecção de bonecas Abayomi no Centro de Integração da Cidadania (CIC) Pimentas, no Jardim Maria de Lourdes. A atividade da Subsecretaria de Igualdade Racial faz parte da programação do Novembro Negro GRU 2023, que prossegue nesta sexta-feira (17), às 14h, com uma roda de conversa sobre o racismo no CIC Pimentas.

Abayomi em iorubá significa aquele que traz alegria e felicidade, símbolo de resistência e autoestima do povo preto. “As bonecas são pretas e confeccionadas com retalhos de tecidos cortados em tiras, que são amarradas com nós para dar forma e volume aos membros e à cabeça, sem o uso de cola ou costuras”, explicou a servidora Maria de Fátima Dias Romão, que ministrou a oficina.

Moradora do Parque Jandaia, Luciene Pereira de Souza participou da atividade. “Gosto de fazer artesanato com costura porque acalma. Essa foi uma experiência diferente. Vou ensinar meus sobrinhos-netos a fazerem os bonecos quando crescerem um pouco mais”, disse a munícipe.

A Subsecretaria da Igualdade Racial integra a Secretaria de Direitos Humanos de Guarulhos.

Programação do Novembro Negro

17/11 (sexta-feira) – 14h – roda de conversa sobre racismo ministrada pela equipe técnica da Subsecretaria da Igualdade Racial no CIC Pimentas (estrada do Capão Bonito, 53), no Jardim Maria de Lourdes

20/11 (segunda-feira) – 9h às 13h – 18ª Marcha da Consciência Negra – concentração no Marco da Consciência Negra (na confluência das ruas Lucila, Anita Guastini Eiras e Arminda de Lima – próximo à praça dos Estudantes), no Centro

22/11 – (quarta-feira) – das 14h às 17h – Diálogos para a Construção do Fórum Municipal de Liberdade Religiosa na 57ª Subseção OAB Guarulhos (rua Ipê, 201, Centro)