Palestra sobre boas práticas na manipulação de alimentos qualifica profissionais para eventos

Terça, 27 de Setembro de 2022 - 17:36

Nesta terça-feira (27) a Prefeitura de Guarulhos promoveu a palestra Boas Práticas na Manipulação de Alimentos para profissionais do setor que trabalham em eventos promovidos na cidade, como o Festival Nordestino de Guarulhos e a Festa do Santuário São Judas Tadeu, ambos programados para outubro. A qualificação, realizada pela Secretaria da Saúde, ocorreu no Centro Municipal de Educação Adamastor.

Entre os temas abordados estavam escolha dos gêneros alimentícios, transporte, recebimento da matéria-prima, armazenamento, preparo e conservação do alimento, bem como noções de microbiologia e contaminação, manejo correto dos resíduos, instalações físicas e equipamentos, além da importância da saúde e da higiene dos manipuladores de alimentos. A nutricionista Fernanda Medeiros, autoridade da Vigilância Sanitária municipal, ministrou a palestra, que ao final ofereceu certificado aos participantes.

O objetivo da iniciativa foi garantir aos profissionais mais segurança e qualidade ao trabalho prestado, evitando riscos a sua própria saúde e à de seus clientes. “A palestra traz toda essa dinâmica de saúde e segurança e até a questão financeira, já que dá para obter melhor rendimento evitando o desperdício de matéria-prima, por exemplo”, disse Fernanda, que destacou ainda que, "ao oferecer um alimento saudável, seguro e com bom aspecto, o profissional pode atrair mais pessoas para o seu negócio”.

Marta Aluizo Chaim Jorge, 54, que trabalha com a venda de alimentos há dez anos e fará mini pizzas na Festa do Santuário São Judas Tadeu, foi uma das participantes que pôde tirar várias dúvidas. “Eu achei o curso interessante. Por exemplo, essa orientação de identificar os alimentos com a data de validade após o descongelamento, que deve ser de três dias, vai ajudar na comunicação entre os voluntários que trabalham rotativamente na barraca”, contou.

Já João Luis de Oliveira, 61, que tem um colégio, participou da formação para poder compartilhar as informações com seus colaboradores, que manipulam alimentos, e também porque participará de eventos na cidade. “Ela (a palestrante) domina muito bem o assunto. Eu achei importante participar porque há alguns vícios que você acaba adquirindo e pode eliminá-los, além de melhorar a qualidade dos alimentos”, afirmou.

A próxima palestra está marcada para o dia 19 de outubro, das 9h às 12h, no auditório da Secretaria da Saúde (rua Íris, 300, Gopoúva), e mesmo sendo direcionada para proprietários, funcionários e estudantes da área de alimentos e gastronomia, qualquer pessoa interessada pode participar. A inscrição deve ser feita pelo e-mail educacao.dvs@gmail.com. A mensagem deve conter nome completo, telefone, função e nome da empresa onde trabalha ou informar se é autônomo.

Fotos: Marcio Lino/PMG