Palestra sobre letramento racial marca atividades da GCM na 2ª Semana de Direitos Humanos

Quarta, 07 de Dezembro de 2022 - 12:51

A Secretaria para Assuntos de Segurança Pública de Guarulhos promoveu nesta terça-feira (6) uma palestra sobre direitos humanos, letramento racial, racismo, desigualdades e construção histórica das relações institucionais para agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) na sede da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Guardas (Efag), na Ponte Grande.

Ministrada pelo subsecretário de Igualdade Racial, Anderson Guimarães, a atividade integra a agenda da 2ª Semana de Direitos Humanos, evento anual promovido pela Secretaria de Direitos Humanos. “Estou muito honrado por trazer conhecimentos e informações com ênfase na população negra e também em outros segmentos raciais e étnicos que possam contribuir com a GCM na missão de proteger e garantir os direitos de todos”, afirmou Guimarães.

Márcio Pontes, secretário para Assuntos de Segurança Pública, também esteve presente e falou sobre a atividade. “O tema direitos humanos é amplamente estudado e discutido na GCM desde a formação inicial dos agentes, com disciplinas que abordam o enfrentamento de todas as formas de discriminação e de violação de direitos das pessoas. Os agentes passam por formação e capacitação continuadas, trabalho que será reforçado a partir do próximo ano, já que o secretário Guimarães aceitou nosso convite para fazer parte do quadro de instrutores da Efag”, afirmou o gestor.

O Estatuto Geral das Guardas Municipais estabelece como primeiro princípio de atuação a proteção dos direitos humanos fundamentais, o que confirma a quebra de velhos paradigmas em segurança pública, com estudos e discussões técnicas que ultrapassam a mera reatividade policial.

Fotos: Divulgação/PMG