Pré-conferências de segurança alimentar reúnem 80 pessoas em Guarulhos

Sexta, 14 de Julho de 2023 - 15:50

Em preparação para a Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional de Guarulhos, que acontecerá no dia 26 de julho, a cidade recebeu três edições das pré-conferências que reuniram, ao todo, 81 pessoas para discutir o tema central do evento: a erradicação da fome e a garantia de direitos com comida, democracia e equidade. As atividades aconteceram por meio de uma parceria firmada entre a Prefeitura e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsan).

As discussões abordaram temas como insegurança alimentar e nutricional, comida de verdade, participação social na construção de políticas públicas sobre o tema e garantia de direitos. A organização dos eventos também recebeu propostas de debates mais abrangentes que serão realizados na conferência do final do mês.

As pré-conferências aconteceram no dia 28 de junho no Centro Pop, equipamento que recebe pessoas em situação de rua; em 4 de julho no Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) com jovens aprendizes; e no dia 8 de julho na aldeia Wassu, com povos indígenas e comunidades tradicionais de matrizes africanas.

Para Soraya Brites Pontífice, vice-presidente do Comsan, a participação popular em tais discussões é de extrema importância. “É fundamental ouvir quem faz uso das políticas públicas de combate à fome, principalmente o público muito afetado pela insegurança alimentar e nutricional, considerando o contexto socioeconômico do país”, disse.

A Conferência

Guarulhos promove no próximo dia 26 a 7ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento acontecerá das 8h às 16h no Adamastor (avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo) e para participar é necessário preencher o formulário disponível no link bit.ly/ConfSegurançaAlimentarGRU.

O encontro propõe os seguintes eixos de discussão: os determinantes estruturais e os macrodesafios para a soberania e a segurança alimentar e nutricional, o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, as políticas públicas garantidoras do direito humano à alimentação adequada e, por fim, a democracia e a participação social.

Fotos: Divulgação/PMG