Prefeitura abre inscrições para o seminário 135 Anos da Abolição Inacabada

Terça, 09 de Maio de 2023 - 17:23

Estão abertas pelo link bit.ly/seminario135anos as inscrições para o seminário 135 Anos da Abolição Inacabada: Perspectivas das Políticas de Reparação, que a Prefeitura de Guarulhos promove no próximo dia 17, no Salão de Artes do Adamastor (avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo). A iniciativa é aberta ao público em geral e ofertará certificado aos participantes. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2409-6843.

O evento contará, a partir das 19h, com a participação da Diretora de Avaliação, Monitoramento e Gestão da Informação na Secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) no Ministério da Igualdade Racial, Tatiana Dias.

Desenvolvida pela Subsecretaria da Igualdade Racial, integrante da Secretaria de Direitos Humanos, a ação tem como objetivo oferecer aos participantes conteúdos sobre os efeitos da abolição inacabada para a população negra, bem como apresentar possibilidades para o aperfeiçoamento das políticas públicas e privadas na superação das desigualdades e no enfrentamento do racismo, a partir da valorização da história e memória afro-brasileira.

Palestras

A representante do Ministério da Igualdade Racial, que é doutora em Administração pela Universidade de Brasília, abordará o tema ”Panorama das desigualdades raciais e o impacto das ações afirmativas: memória e história negra como resistência e potência de inclusão”, ao lado do jornalista Antônio Pita, criador da  startup de turismo e cultura negra Diáspora Black e vencedor do prêmio Folha Empreendedor Social na categoria Soluções Comunitárias.

A mediação do debate será feita pela historiadora e docente da Universidade Guarulhos e da União de Núcleos de Educação Popular para Negras, Negros e Classe Trabalhadora – núcleo Mabel Assis (Pimentas/Guarulhos), professora doutora, Veruschka de Sales Azevedo, que é também pesquisadora em educação decolonial e antirracista.

Já o tema “Perspectivas para consolidação do antirracismo na educação - 20 anos da Lei 10.639” (legislação federal que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas) será ministrado para professores da rede municipal, servidores e também para o público em geral, das 14h às 17h.

A discussão ficará a cargo do coordenador pedagógico da prefeitura de São Paulo, professor Lauro Cornélio da Rocha, graduado em Filosofia, Pedagogia e mestre em História Econômica, e pelo colunista das revistas Raça Brasil e Ciência Hoje, professor Carlos Eduardo Dias Machado, que é mestre em História, doutorando em Educação pela USP e ativista do Movimento Negro desde 1988.

Arte: Comunicação/PMG