Prefeitura alerta sobre cuidados para evitar acidentes com escorpiões

Quarta, 08 de Fevereiro de 2023 - 12:13

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Guarulhos alerta sobre a importância de observar cuidados básicos para evitar a presença e a proliferação de escorpiões no município. Os cidadãos devem redobrar a atenção com esses animais especialmente nos períodos quentes e úmidos, quando a presença de tais artrópodes se torna mais frequente.

A presença de escorpiões pode ser evitada com hábitos comuns de limpeza, além da manutenção dos ralos fechados e protegidos com telas milimétricas. É recomendado ainda que se eliminem matérias orgânicas como restos de alimentos e frutos caídos. Esses materiais atraem outros animais como baratas, aranhas e cupins, que servem de alimento para o escorpião.

O CCZ realiza ações de orientação e levantamento em locais com registro de escorpiões em Guarulhos, porém, mesmo com a mobilização social e as ações educativas realizadas pela Prefeitura, alguns escorpiões podem escapar de seus habitats naturais e aparecer nas zonas urbanas. Por esse motivo, os cidadãos que depararem com esses animais devem entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses e avisar sobre a ocorrência para que recebam orientações preventivas.

A Secretaria da Saúde alerta que, após a identificação do animal, os munícipes devem evitar a aproximação e a captura para não sofrerem picadas acidentais. Entretanto, caso sejam capturados vivos, os escorpiões devem ser mantidos em recipientes com tampa fechada, com um pedaço de algodão umedecido em água. Caso estejam mortos, os bichos devem ser armazenados da mesma maneira, mas com álcool, a fim de que o espécime seja conservado para identificação.

Os animais capturados, vivos ou mortos, podem ser entregues no Laboratório de Saúde Pública, na rua Íris, 320, Jardim Tranquilidade, ou no Centro de Controle de Zoonoses, na rua Santa Cruz do Descalvado, 420, Bonsucesso, entre 8h e 17h. O telefone do CCZ para a obtenção de mais informações é 2436-3666.

O CCZ faz ainda um alerta especial aos moradores dos bairros Parque Continental I, II e III, Jardim Santa Inês, Jardim Palmira, Jardim Ponte Alta, Jardim Santa Paula, Cumbica, Jardim Santo Afonso, Taboão e Jardim Paraíso, que têm o maior número de incidências de escorpiões no município.

Orientações após acidentes com escorpiões

Caso seja picado o cidadão deve ser encaminhado imediatamente à unidade de saúde mais próxima para receber o tratamento adequado e em tempo hábil. Se possível, a vítima deve higienizar o local da picada com água e sabão. Especialmente em menores de dez anos, há risco maior de vômito e diarreia, o que pode levar a casos graves que requerem a aplicação do soro escorpiônico (SAEsc) mais rapidamente.

A Secretaria da Saúde orienta o morador acidentado a não fazer torniquete ou garrote, não furar, não cortar, não queimar, não espremer, não fazer sucção no local da ferida, não aplicar folhas, pó de café ou terra e nem ingerir bebidas alcoólicas, querosene ou fumo.

Plano de Manejo e Controle de Escorpião

O CCZ monitora áreas mapeadas conforme o Plano de Manejo e Controle de Escorpião, que tem foco nas medidas de controle e prevenção, priorizando o manejo ambiental, que inibe a criação e a dispersão desses animais em Guarulhos. Os técnicos realizam inspeções, procedimentos de busca ativa dos escorpiões e, quando necessário, recolhem esses artrópodes. Além disso, os profissionais do centro orientam em relação às medidas de prevenção de acidentes conforme as normas preconizadas pelo plano.

Serviço

O soro escorpiônico pode ser encontrado no Hospital Municipal de Urgências (HMU), localizado na avenida Tiradentes, 3.392, Jardim Bom Clima.

Fotos: Fabio Nunes Teixeira/PMG