Prefeitura alerta sobre desvios na Via Dutra no fim de semana para desmonte de viaduto em Bonsucesso

Terça, 11 de Julho de 2023 - 17:57

A Prefeitura de Guarulhos informa aos motoristas que utilizam a rodovia Presidente Dutra na região do Trevo de Bonsucesso que, devido ao desmonte do antigo viaduto localizado no km 210, a ser realizado pela concessionária CCR RioSP no próximo final de semana, o trafego de veículos pela pista expressa será desviado nos dois sentidos. A administração municipal instalou painéis digitais informativos com alertas sobre as obras.

O desmonte do viaduto será iniciado às 22h de sexta-feira (14), com previsão de conclusão no domingo (16) às 22h. Assim como a Prefeitura de Guarulhos, a CCR RioSP, responsável pelas obras do Trevo de Bonsucesso, providenciou a sinalização da região por meio de faixas que informam os pontos de interdições e as opções de desvios. A ação conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Por conta da remoção do viaduto, o tráfego nos dois sentidos das pistas expressas será desviado para as pistas marginais da rodovia Presidente Dutra. No sentido São Paulo, o desvio tem início no km 207,6 e o retorno para a pista expressa acontece no km 210,4. Já no sentido Rio de Janeiro o desvio ocorre a partir do km 213 e os motoristas poderão acessar a pista expressa no km 209. Em ambos os sentidos a CCR RioSP fará a sinalização por meio de homens-bandeira e contará com o apoio da PRF.

Uma passarela que fica próxima ao viaduto também será interditada durante o período de desmonte.

Novas marginais

O desmonte do viaduto faz parte das obras de ampliação da capacidade de tráfego, na Via Dutra, em Guarulhos. Para a região do Bonsucesso, o novo contrato de concessão prevê a construção novas pistas marginais, além da ampliação das pistas expressas. Serão sete quilômetros de novas marginais entre o pedágio de Arujá, próximo ao km 204, passando pelo trevo de Bonsucesso, no km 210 após o posto Sakamoto, no sentido São Paulo da Via Dutra.

No sentido Rio de Janeiro, também na região de Bonsucesso, serão construídos outros três quilômetros de novas pistas marginais. Próximo ao trevo de Bonsucesso, no km 213, será construído um novo trevo na região do complexo viário da Jacu Pêssego. Essa obra é importante, pois contribui para melhorar ainda mais a fluidez do tráfego da região e também do trevo de Bonsucesso. Uma vez que será uma nova opção de retorno para o motorista.

Esses trabalhos tiveram início no último final de semana, com a limpeza dos canteiros laterais, montagem dos canteiros de obras e movimentação de máquinas. O investimento da concessionária é de R$ 1,4 bilhão com a geração de quase quatro mil empregos diretos e indiretos durante todo o período de obras. A previsão de entrega é 2025.

Trevo de Bonsucesso

Essa etapa final para a conclusão do Trevo de Bonsucesso estava apenas dependendo da concessionária CCR RioSP. Após intervenção da Prefeitura de Guarulhos junto à Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados e ao Ministério Público Federal, finalmente a CCR RioSP deu início às obras para a conclusão do Trevo de Bonsucesso e do Trevo da Jacu Pêssego no início deste mês.

A atual administração encontrou as obras do Trevo de Bonsucesso paradas em 2017, com menos de 40% dos trabalhos finalizados. Nos anos seguintes realizou as intervenções e as desapropriações necessárias, concluindo todo o trabalho no local de sua responsabilidade.

Foto: Diego Secco/PMG