Prefeitura alerta sobre a disfagia, condição que pode levar à morte

Segunda, 20 de Março de 2023 - 17:31

Nesta segunda-feira (20) é celebrado o Dia Nacional de Atenção à Disfagia, condição que pode durar meses ou anos e predispor o paciente a problemas como desnutrição, desidratação, asfixia, pneumonias aspirativas recorrentes e, nos casos mais graves, se não identificados, até levar à morte.

 

A data tem o intuito de chamar a atenção da população a reconhecer os principais sintomas, como dificuldade em engolir alimentos, líquidos ou medicações, tosse, engasgo e sensação de comida parada na garganta. Portanto, em caso de apresentação desses sintomas, a orientação é procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência. Confira os endereços das UBS de Guarulhos em https://www.guarulhos.sp.gov.br/unidades-basicas-de-saude-ubs.

 

A condição é causada por doenças neurológicas, como acidente vascular cerebral (AVC), tumores na região de cabeça e pescoço, efeitos colaterais de medicamentos ou quadro degenerativo próprio do envelhecimento, além de também ser uma das consequências da covid-19 em pacientes que tiveram de ser intubados.

 

O atendimento ao paciente disfágico pode ser realizado na rede da atenção básica, por meio da triagem e avaliação nas UBS e no atendimento domiciliar pela Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (Emad), bem como na atenção especializada, que inclui os Centros Especializados de Reabilitação (CERs) e Centro de Referência à Saúde do Idoso (Ceresi).

 

Arte: Comunicação/PMG