Prefeitura amplia em 138% atendimentos no Hospital Pimentas-Bonsucesso desde 2017

Quarta, 26 de Abril de 2023 - 13:58

O Hospital Municipal Pimentas-Bonsucesso (HMPB), administrado pela Santa Casa de São Bernardo, tem passado por modernizações e ampliações para melhorar o atendimento aos guarulhenses e aos munícipes de outras cidades, que representam cerca de 30% da demanda da unidade. Em 2022, 135.035 atendimentos de urgência foram realizados no HMPB, o que representa um aumento de 138% na comparação com 2016,quando foi registrado 56.612 atendimentos.

O crescimento se dá especialmente pelo aumento na destinação de verbas ao hospital nos últimos anos, que resultou em uma série de obras e na compra de equipamentos. No ano passado a administração municipal investiu mais de 113 milhões de reais no HMPB, aumento de 45% em relação a 2016.

"É gratificante vermos os resultados positivos do investimento na saúde em Guarulhos. O processo tem sido fundamental para proporcionarmos mais qualidade nas consultas, além de conforto e segurança aos pacientes e colaboradores dessa região, que é a mais populosa do município”, afirmou o prefeito Guti.

Além da alta no número de consultas, os procedimentos cirúrgicos saltaram de 1.973 em 2016 para 2.436 em 2022, um aumento de 23,5%. Esse crescimento pode ser atribuído às novas modalidades cirúrgicas que passaram a ser oferecidas no hospital, como as relacionadas à visão e aos órgãos genitais e urinários.

Um incremento que merece destaque é o de cirurgias realizadas no aparelho digestivo, que em 2022 aumentaram 200% em relação a 2016, tornando-se uma das referências do hospital.

O secretário da Saúde, Ricardo Rui, destaca ainda os números do Zera Fila, força-tarefa da Prefeitura que reduziu significativamente a fila de consultas, exames e cirurgias eletivas que estavam reprimidas em razão da pandemia. Somente no HMPB mais de 178 mil procedimentos foram realizados pelo programa em um período de apenas quatro meses.

“Precisávamos lidar com a alta demanda médica que surgiu no período pandêmico. Felizmente o Zera Fila tem alcançado ótimos resultados, acabando com a demanda reprimida de mamografias e reduzindo significativamente a espera por procedimentos de outras especialidades”, comentou Rui.

Fotos: Ivanildo Porto e Márcio Lino/PMG