Prefeitura amplia profissionais capacitados em testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C

Sexta, 14 de Julho de 2023 - 13:33

Nesta quinta-feira (13) a Secretaria da Saúde de Guarulhos promoveu mais uma capacitação de profissionais de saúde com treze enfermeiros de unidades de pronto atendimento para a execução de testes rápidos para a detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C.

A capacitação visa à ampliação do número de profissionais formados com o objetivo de possibilitar o diagnóstico precoce dessas doenças para o encaminhamento e o tratamento em tempo hábil.

Nas unidades de urgência e emergência os testes rápidos também fazem parte do protocolo de manejo para a profilaxia pós-exposição ao HIV (PEP). Pessoas expostas às infecções sexualmente transmissíveis por meio de violência sexual, acidente com material biológico ou relação sexual consentida devem comparecer, até 72 horas depois da exposição, às unidades de urgência e emergência para iniciarem o uso da medicação que previne a infecção pelo HIV. Todas as UPAs e PAs de Guarulhos oferecem esse medicamento.

Além da PEP, o município disponibiliza a profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP) no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e no SAE Carlos Cruz, imunização para a hepatite B para a população em geral, preservativos, gel lubrificante e testes rápidos nas 69 UBS, todas estratégias importantes para a prevenção das ISTs no município.

PA Alvorada - Avenida Santa Helena, 145 - Anexo - Vila Paraíso

PA Bonsucesso - Rua Catharina Mariana de Jesus, 85 - Bonsucesso

PA Maria Dirce - Rua Ubatã, 154 - Jardim Maria Dirce

PA Jardim Dona Luiza - Rua Osvaldo Nunes Dias, 55 - Jardim Centenário

PA Paraventi - Rua Joracy de Camargo, 202 - Jardim Paraventi

UPA São João Lavras - Estrada Guarulhos Nazaré, 4.130 - Cidade Soberana

UPA Paulista - Rua Teixeira Mendes, 166 - Jardim Paulista

UPA Cumbica - Rua dos Jesuítas, 533 - Cidade Industrial Satélite

UPA Taboão - Avenida Silvestre Pires de Freitas, 1.090 - Jardim Paraíso

Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) - Avenida Tiradentes, 2.529 - Jardim Paraventi

SAE Carlos Cruz (Ambulatório de Especialidades) - Rua Miracanga, 32 - Parque Jurema

Os endereços das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Guarulhos podem ser consultados em https://www.guarulhos.sp.gov.br/unidades-basicas-de-saude-ubs.

Fotos: Divulgação/PMG