Prefeitura avalia aceitabilidade de alimentos nas escolas da rede municipal

Terça, 18 de Outubro de 2022 - 12:02

Desde o mês de setembro, a Prefeitura de Guarulhos iniciou um novo modelo de teste de aceitabilidade para medir o índice de satisfação dos alunos da rede municipal em relação à alimentação oferecida nas escolas.  Para isso, a equipe de nutricionistas da Secretaria de Educação utiliza um aplicativo desenvolvido em parceria com a Divisão de Planejamento Estratégico e Informações Educacionais, que faz avaliações por meio de recursos metodológicos como a escala hedônica (carinha) e o índice de adesão (porcentagem de crianças que aceitaram o alimento).

Na última quinta-feira (13), a equipe esteve na EPG Paulo Autran, no Jardim São João, aplicando o teste nos alunos do Ensino Fundamental. O objetivo foi verificar a aceitação da almôndega de frango, produto que ainda não faz parte do cardápio, mas que pode ser mais uma opção de proteína, dependendo do resultado.

“A aceitação de um determinado alimento é um fator fundamental na qualidade do serviço prestado no fornecimento da alimentação escolar, além de evitar o desperdício de recursos públicos”, disse Viviane Valencio, nutricionista.

O teste de Aceitabilidade é o conjunto de procedimentos metodológicos, cientificamente reconhecidos, destinados a medir o índice de aceitabilidade da alimentação oferecida aos escolares, sendo também uma atribuição dos nutricionistas da alimentação escolar.

A aluna Alana Gabriele, do 4º ano, gostou tanto do prato oferecido que além de elogiar, incentivava as outras colegas a comer também. “Eu amei a almondega. Falei para o pessoal que estava tão gostosa que parecia frango empanado”, finalizou.

Fotos: Divulgação / PMG