Prefeitura conclui a modernização do parque de iluminação de Guarulhos

Sexta, 08 de Dezembro de 2023 - 18:43

A Prefeitura, por meio do programa Ilumina GRU, finalizou em toda a cidade a troca de mais de 73 mil lâmpadas de vapor de sódio pelas de LED, mais econômicas. O anúncio foi feito pelo prefeito Guti nesta sexta-feira (8) durante a inauguração do Centro de Controle Operacional (CCO), localizado na sede da Secretaria de Administrações Regionais (SAR), no Centro.

“Mais uma entrega para Guarulhos antes do prazo prometido, que era 2024. Um importante presente para o aniversário de nossa cidade. Cem por cento do parque de iluminação público entregue, tudo em LED. Estamos muito felizes em disponibilizar tudo isso aos guarulhenses”, disse Guti.

Para Bruno Gersosimo, secretário de Administrações Regionais, o trabalho desenvolvido nos últimos nove meses foi essencial para atingir a meta. “O prefeito Guti nos deu a missão de entregarmos a modernização no dia 8 de dezembro e conseguimos. Tudo isso só foi possível por conta do empenho de todos envolvidos neste programa que está proporcionando uma cidade muito mais iluminada”, ressaltou.

O secretário de Governo, Edmilson Americano, enfatizou a agilidade que o programa Ilumina GRU está proporcionando no reparo da iluminação. “Quando eu era vereador era comum receber munícipes em casa solicitando a manutenção de uma luminária, mas com essa nova tecnologia as equipes realizam o reparo muitas vezes de forma imediata”, enfatizou.

CCO

Também foi inaugurado oficialmente o Centro de Controle Operacional (CCO), que faz o monitoramento de todo o parque de iluminação de Guarulhos e que permite saber de forma imediata se uma lâmpada precisa de manutenção. Com o sistema de telegestão, a equipe do Consórcio Guarulhos Luz consegue encaminhar uma equipe ao local para realizar o reparo.

Durante a apresentação do CCO o prefeito conheceu uma nova tecnologia, que encontra-se em fase de teste. Tratam-se de três luminárias inteligentes que foram instaladas nas ruas Arminda de Lima, Domingos Magno e Aracy Ubirajara e Silva, na Vila Progresso. Os equipamentos, além de iluminar, fazem o monitoramento das vias.

Parceria público-privada

O programa Ilumina GRU é fruto de uma parceria público-privada celebrada em março deste ano. O Consórcio Guarulhos Luz, que realizou a troca de todas as lâmpadas de vapor de sódio por LED, é também responsável pelas operações, expansões e avanços tecnológicos que porventura surjam ao longo dos próximos 30 anos, período previsto no contrato assinado com a Prefeitura.
Reclamações

Os munícipes que desejam solicitar reparos na iluminação pública de Guarulhos contam com uma central de atendimento que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Os pedidos devem ser feitos pelo telefone 0800-580-2697.

Fotos: Divulgação/PMG