Prefeitura de Guarulhos capacita funcionários do geoprocessamento

Terça, 05 de Novembro de 2019 - 16:16

Funcionários da Secretaria de Fazenda, receberam nesta segunda e terça-feira, 04 e 05, um curso de capacitação, ministrado pelos servidores Rogério Vilas Boas e Wilton Silva, para a utilização do QGIS, um software que auxilia na atualização das camadas do mapa da cidade disponível no GuaruGeo. Desde 2017, os projetos do Departamento de Informática e Telecomunicações – DIT na Divisão Técnica de Geoprocessamento são baseados em ferramentas gratuitas e geraram uma economia de cerca de R$32,5 milhões em licenças de programas. 

Segundo o Chefe de Divisão Técnica de Geoprocessamento, Marcos Pereira, o economia é crescente. "O treinamento para estes sistemas não é encontrado facilmente no mercado, por isso tomamos a iniciativa de capacitar nossos funcionários para lidar bem com o QGIS. Atualmente, temos um conjunto de ferramentas para atender todas as necessidades da Prefeitura. À medida em que usamos esses softwares livres na Prefeitura, a economia aumenta e nossas possibilidades de melhorias no mapeamento também", explica. 

GuaruGeo

O GuaruGeo (http://guarugeo.guarulhos.sp.gov.br) é um mapa interativo que disponibiliza dados geográficos e ferramentas de navegação para a análise da cidade.

Fotos: Sidnei Barros/PMG