Prefeitura disponibiliza a Carteira de Identificação de Pessoas com Espectro Autista

Quinta, 06 de Outubro de 2022 - 18:20

A Prefeitura de Guarulhos passou a disponibilizar desde segunda-feira (3) a Carteira de Identificação de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). Ela deverá ser solicitada gratuitamente na Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão (rua Alberto Hinoto Bento, 49, Macedo), próxima à praça das Pedras, das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. O documento da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) visa a garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

A Ciptea poderá ser solicitada pelo pela própria pessoa com TEA ou pelo seu responsável legal mediante a apresentação das originais e cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, foto 3x4, número do Cartão SUS, NIS (Número de Identificação Social, usado para programas sociais, não sendo obrigatório), comprovante de endereço atualizado, relatório médico com indicação atualizada do CID (Classificação Internacional de Doenças) e do tipo sanguíneo.

Há necessidade ainda de preencher um requerimento de solicitação e apresentar o documento do responsável legal. O Ciptea tem prazo de validade de cinco anos e será emitido no prazo máximo de 60 dias.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 2422-7376 e 2414-3685.

A Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão integra a Secretaria de Direitos Humanos.

Imagem: Divulgação/PMG