Prefeitura e CAF realizam reunião de atualização sobre o Programa de Macrodrenagem do Rio Baquirivu

Quarta, 15 de Fevereiro de 2023 - 18:11

A Prefeitura de Guarulhos e integrantes da Corporação Andina de Fomento (CAF) realizaram uma reunião online na tarde desta quarta-feira (15) para a atualização das obras do Programa de Macrodrenagem e Controle de Cheias do rio Baquirivu-Guaçu. Na ocasião foram destacados os trabalhos que já estão em andamento para a infraestrutura hídrica e o licenciamento ambiental junto à Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

As obras do Programa de Macrodrenagem do Rio Baquirivu, também conhecido como Viva Baquirivu, já começaram. Está em andamento a canalização do córrego do Cocho Velho, o recapeamento e a ampliação do corredor de ônibus da rua Jamil João Zarif, no trecho entre a praça Oito de Dezembro e a rotatória da avenida Natália Zarif, além de outros recapeamentos.

A CAF é responsável pelo aporte financeiro de US$ 96 milhões (aproximadamente 480 milhões de reais) para a realização de obras no rio Baquirivu e de infraestrutura nos bairros da região.

Viva Baquirivu

O Programa Viva Baquirivu possibilitará a diminuição de cheias mediante a ampliação da calha do rio, a construção de reservatórios e a recuperação de áreas de várzeas com a implantação do maior parque linear da cidade e arborização.

A iniciativa abrange, ainda, a construção de ciclovia e pista de corrida, a revitalização das vias urbanas, a ampliação dos corredores viários de acesso ao Aeroporto Internacional de Guarulhos e a adequação do corredor viário e de ônibus da rua Jamil João Zarif e da avenida Natália Zarif, entre outros melhorias. As obras deverão ser realizadas em um prazo de 30 meses.

Fotos: Fábio Nunes Teixeira/PMG