Prefeitura e Sabesp alertam para o aumento dos casos de entupimento de esgoto com as chuvas de verão

Terça, 03 de Janeiro de 2023 - 16:13

As semanas do verão, que se encerra em 21 de março, costumam registrar um grande volume de água em Guarulhos, o que ocasiona um aumento nos casos de entupimento da rede de esgoto em toda a cidade. Um dos principais problemas é o mau uso do sistema, que obstrui a rede da Sabesp e causa danos à população.

 

De acordo com a companhia estadual, durante as manutenções de equipamentos e tubulações é comum que suas equipes encontrarem objetos pessoais e outros materiais jogados de forma incorreta em vasos sanitários e ralos. O descarte inadequado aumenta o risco de vazamentos, o mau cheiro e a exposição a vetores e pragas urbanas, o que prejudica a saúde dos moradores.

 

Como evitar entupimentos

 

Atitudes simples podem contribuir para o bom funcionamento do sistema de esgoto da cidade e conferir maior proteção ao meio ambiente. Evite, por exemplo, jogar lixo, bitucas de cigarro, preservativos, fraldas descartáveis, panos, papel higiênico, sacolas plásticas e outros objetos nos vasos sanitários e ralos. Sempre descarte esse tipo de lixo nos locais adequados.

 

Além disso, jogue sempre no lixo os restos de comida da pia. Deixe pratos e louças o mais livre de resíduos possível antes lavá-las e nunca jogue óleo de cozinha no ralo da pia; recolha-o em um recipiente descartável e entregue em locais de reciclagem. Também coloque grelhas nos ralos e sifões na pia e no tanque para evitar a passagem de resíduos.

 

O morador deve se certificar ainda com um profissional que a água da chuva esteja direcionada às galerias pluviais, sem se misturar à rede coletora de esgoto, porque com o grande volume de água a rede de esgoto não vai suportar a vazão e pode ocasionar o retorno para dentro das casas e ruas.

 

Solicite ajuda

 

Em casos de entupimentos de esgoto os munícipes devem entrar em contato diretamente com a Sabesp pelo telefone 0800-055-0195 ou solicitar atendimento pela agência virtual (www.sabesp.com.br).

 

Imagem: Divulgação/Sabesp