Prefeitura entrega mais 600 Carteiras do Idoso em evento no Adamastor

Sexta, 14 de Julho de 2023 - 17:48

A Prefeitura de Guarulhos reuniu cerca de 600 pessoas no Adamastor na tarde desta sexta-feira (14) para receberem suas Carteiras do Idoso, documento que garante a gratuidade ou o desconto de 50% em passagens interestaduais nos transportes rodoviário, ferroviário e aquaviário. Os beneficiários são atendidos pelos 12 Centros de Referência da Assistência Social (Cras) do município, além da Central do CadÚnico.

“Só em 2023 nós já recebemos a solicitação de mais de 1,3 mil carteirinhas. Isso significa que vocês estão atrás dos benefícios aos quais têm direito e buscando uma vida feliz, com viagens e liberdade”, afirmou o secretário Fábio Cavalcante, de Desenvolvimento e Assistência Social.

Em 2022 o número de emissões de carteiras foi de sete mil, ultrapassando os benefícios concedidos em 2021, que totalizaram 3,4 mil. “O aumento do número de emissões também é motivo de felicidade. Lembra que saímos de um período difícil de pandemia e que agora nossos idosos estão retomando a vida fora de casa”, completou Cavalcante.

O prefeito Guti não pôde comparecer ao evento, mas enviou um vídeo cumprimentando o público. “Vocês já trabalharam muito a vida toda, contribuíram para a sociedade. Agora é hora de curtir, então aproveitem”, disse o chefe do Executivo na filmagem.

Além da entrega dos documentos, o público pôde assistir ainda a diversas apresentações culturais preparadas para a tarde. Os homens atendidos pelo Serviço de Acolhimento Institucional Adulto Masculino da Prefeitura de Guarulhos realizaram uma apresentação musical e, logo após, as alunas dos Centros de Convivência do Idoso, unidades Gopoúva e Santa Mena, participaram com shows de dança cigana e dança country. Bolero, valsa e forró também foram ritmos apresentados no evento, animando o público que assistia e dançava.

O benefício

O gestor do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) da Prefeitura, Daniel Espiridão, aproveitou a oportunidade para explicar aos idosos a melhor forma de usar o benefício.

Ele esclareceu que têm direito ao benefício os idosos acima de 60 anos, com renda mensal per capita inferior ou igual a dois salários mínimos. Para ter direito o cidadão deve ter inscrição há mais de 90 dias do CadÚnico e a solicitação deve ser feita em uma das unidades do Cras.

Fotos: Marcio Lino/PMG

Mais registros do evento na Galeria de Imagens: https://www.guarulhos.sp.gov.br/node/22898