Prefeitura fortalece medidas de prevenção ao HIV e amplia capacitações para profissionais da saúde

Quarta, 10 de Maio de 2023 - 17:14

Na última segunda e terça-feira (dias 8 e 9) a Secretaria da Saúde de Guarulhos promoveu duas capacitações aos seus funcionários com o objetivo de fortalecer as ações de prevenção e diagnóstico precoce de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) no município.

No primeiro dia, 12 profissionais dos serviços especializados em HIV/aids e da atenção primária à saúde participaram da capacitação em profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP) com o objetivo de implantar as atualizações do protocolo do Ministério da Saúde, que agora prevê a ampliação da estratégia para jovens acima de 15 anos, além de pessoas que se expõem frequentemente ao risco de infecção pelo HIV.

A PrEP consiste na administração diária de um medicamento antirretroviral por pessoas soronegativas ao HIV, mas que estão em maior vulnerabilidade de contrair o vírus. Essa medida tem se mostrado eficaz na prevenção da infecção pelo HIV quando utilizada de forma adequada. A Secretaria da Saúde pretende fortalecer e ampliar a oferta dessa medida de prevenção em seus serviços especializados e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com o objetivo de alcançar um maior número de pessoas que possam se beneficiar da estratégia.

Já no dia 9 foi realizada outra capacitação, desta vez voltada à execução de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C. Quinze profissionais da atenção básica, urgência e emergência, de serviços especializados e da vigilância em saúde participaram do treinamento, que focou na ampliação dos testes nas UBS, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), no Serviço de Assistência Especializada (SAE) Carlos Cruz e nas unidades de urgência e emergência. O objetivo principal é promover o diagnóstico precoce dessas doenças, permitindo a vinculação dos casos reagentes ao tratamento adequado.

Os testes rápidos são uma ferramenta fundamental no combate às doenças sexualmente transmissíveis porque oferecem resultados em um curto espaço de tempo, possibilitando ações rápidas de prevenção e tratamento. Com a ampliação dessa estratégia nos serviços de saúde de Guarulhos, a psicóloga e coordenadora do programa IST/Aids e Hepatites Virais da Prefeitura, Marina Nairismagi Alves, espera alcançar um maior número de pessoas para garantir um diagnóstico precoce e o acesso ao tratamento necessário para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

“Tais iniciativas são fundamentais para reduzir a incidência dessas doenças e promover uma saúde cada vez mais inclusiva e igualitária para todos os munícipes”, comentou Marina.

Fotos: Divulgação/PMG