Prefeitura inaugura a quarta Residência Terapêutica de Guarulhos

Terça, 19 de Abril de 2022 - 16:46

No último dia 19 de abril a Prefeitura de Guarulhos entregou oficialmente a quarta Residência Terapêutica (RT) da cidade, a Nise da Silveira, para acolher pessoas egressas de internações psiquiátricas de longa duração.

O novo serviço, em funcionamento desde 10 de dezembro de 2021, está localizado na rua José Antonio Zeraibe, 485, Jardim Bom Clima. Com capacidade para dez moradores, a nova unidade já conta com sete deles, todos com algum histórico de vida em Guarulhos.

O local é uma modalidade assistencial substitutiva da internação psiquiátrica prolongada em que essas pessoas terão a oportunidade de serem cuidadas em liberdade, fora dos muros de instituições psiquiátricas, com a garantia de acesso aos seus direitos civis e à vida em sociedade.

A RT Nise da Silveira está vinculada ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Bom Clima e conta com equipe própria, formada por uma coordenadora, um técnico de enfermagem, um auxiliar de serviços gerais e 12 acompanhantes comunitários (cuidadores). Além da equipe do CAPS Bom Clima, composta por médicos e demais profissionais responsáveis por avaliar, acompanhar e desenvolver Projetos Terapêuticos Singulares voltados às necessidades individuais de cada morador da RT, o serviço terá o apoio das demais unidades de saúde do território onde está inserido, em conformidade com a lei federal 10.216/2001, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental.

Alternativas de moradias, as Residências Terapêuticas funcionam em casas inseridas na comunidade. A RT Nise da Silveira possui estrutura física com cinco quartos, sala, cozinha, copa, lavanderia, área externa com churrasqueira e garagem para três veículos.

Ao todo o município de Guarulhos possui outras três Residências Terapêuticas, localizadas nos bairros Jardim Bom Clima (RT Bom Clima), Vila Rosália (RT Cantareira) e Vila São Gabriel (RT Alvorecer), inauguradas em 2015, 2018 e 2021, respectivamente.

Fotos: Divulgação/PMG