Prefeitura inicia preparativos para a 2ª Semana de Direitos Humanos de Guarulhos

Sexta, 09 de Setembro de 2022 - 14:20

A Prefeitura de Guarulhos promove no próximo dia 23, às 14h, uma reunião com segmentos representativos da sociedade civil no auditório da Secretaria de Educação (rua Claudino Barbosa, 313, térreo, Macedo) para a organização de atividades que irão compor a programação da 2ª Semana de Direitos Humanos, com o tema Somos Pessoas de Direitos? Um Olhar para Infâncias e Juventudes, a ser realizada de 1º a 13 de dezembro.

A ação da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) e do Grupo de Trabalho Técnico Intersetorial de Direitos Humanos (GTTIDH) visa a reunir entidades como conselhos de direitos, movimentos sociais, organizações religiosas e de classe, entre outras, para a participação na construção de atividades descentralizadas (exibição de vídeos, palestras e campanhas) que difundam os direitos humanos no município.

A 2ª Semana de Direitos Humanos, cujo lema é Participação Social e Políticas Públicas na Promoção e Garantia dos Direitos Humanos, busca ampliar o debate para além dos espaços públicos como forma de melhorar a compreensão sobre os direitos da população. Ela acontece em dezembro, mês da proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Mobilização

Desde o mês de agosto a SDH tem realizado encontros com diversas entidades para mobilizá-las a participar da organização da 2ª Semana de Direitos Humanos. Entre elas estão os conselhos municipais de Políticas para Mulheres (CMPM), de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI), de Promoção da Igualdade Racial (Compir), dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), da Pessoa com Deficiência (CMPD), de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsan), de Educação (CME) e de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação no Município de Guarulhos (CACS Fundeb).

A pasta participou ainda da reunião de formação dos docentes do campus Guarulhos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

Arte: Comunicação/PMG