Prefeitura leva alunos com deficiência visual para tirar o RG PC

Segunda, 19 de Setembro de 2022 - 12:40

A Prefeitura de Guarulhos levou na última sexta-feira (16) um grupo de alunos do projeto Práticas Educativas para Inclusão Social (Peis) ao Centro de Integração da Cidadania (CIC) Pimentas para a emissão da Carteira de Identidade (RG) da Pessoa com Deficiência (PCD). A ação da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão (SAI), integrante da Secretaria de Direitos Humanos, foi acompanhada pelo subsecretário da pasta, Gilberto Penido.

“Esse documento é um direito da pessoa com deficiência e a subsecretaria procura facilitar o acesso de nossos alunos a esse benefício”, disse Penido.

Previsto pelo decreto federal 9.278/18, o RG PCD possui o símbolo da deficiência, a Classificação Internacional de Doenças (CID) e a pessoa com deficiência visual que não consegue assinar ou que foi alfabetizada em Braille recebe o documento com um carimbo de pessoa com deficiência no lugar da assinatura, devolvendo assim a dignidade ao cidadão.

Em razão do glaucoma, a aluna do Peis Ângela Maria Pereira de Amorim, de 60 anos, perdeu parte da visão em 2019. “Enxergo apenas com um dos olhos, mas tudo escuro e estou com dificuldade para escrever. Tive problema com a senha do banco e não consegui assinar uns papéis lá. A funcionária disse que precisava tirar outro RG informando a deficiência visual”, contou Ângela, que estudou até o ensino fundamental II e está em licença médica do trabalho.

Imagens: Fabio Nunes Teixeira/PMG