Prefeitura leva palestra sobre combate ao capacitismo à empresa na Ponte Grande

Segunda, 24 de Outubro de 2022 - 18:47

A Prefeitura de Guarulhos realizou na última sexta-feira (21) palestra sobre combate ao capacitismo na empresa Brasfilter, fabricante dos purificadores Europa, no bairro Ponte Grande. A ação da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão (SAI), integrante da Secretaria de Direitos Humanos, fez parte da programação da Semana da Diversidade da empresa.

De acordo com o secretário de Acessibilidade e Inclusão, Gilberto Penido, a iniciativa da Brasfilter proporciona um ambiente propício a reflexões. "Todo o conteúdo abordado é imprescindível não apenas para o crescimento profissional dos participantes, mas principalmente como cidadãos de uma sociedade que respeita e acolhe a todos”, disse o gestor.

Na oportunidade, a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Karina Moyano, discorreu sobre a situação da pessoa com deficiência na atualidade, e o engenheiro mecânico, Thierry Cintra Marcondes, que é deficiente auditivo oralizado, tratou sobre a questão da inclusão. O tema capacitismo, desvalorização e desqualificação das pessoas com deficiência com base no preconceito em relação à sua capacidade corporal e intelectual, foi desenvolvido pela servidora da SAI, Daniella Reis.

O evento contou também com uma dinâmica de acolhimento na qual os colaboradores da empresa ficaram de olhos vendados e também com intermediação em Libras feita pela servidora da SAI, Miriam R. da Silva.

Imagens: Divulgação