Prefeitura leva pessoas com deficiência para atividades no mar de Bertioga

Segunda, 05 de Dezembro de 2022 - 14:23

No último sábado (3) a Prefeitura de Guarulhos levou um grupo de 40 pessoas com deficiência física, visual e intelectual, acompanhantes e funcionários da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão, para a praia Enseada, em Bertioga. Elas puderam entrar na água com cadeira anfíbia, remar em caiaques e até surfar durante uma aula prática na prancha.

A ação marcou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado naquela data, e fez parte da 19º edição do projeto Praia Acessível, organizada pela ONG Onda BGF, cujo objetivo é promover o esporte adaptado, a liberdade e a reabilitação. O passeio teve também a participação de voluntários para auxiliar e orientar os participantes.

A atividade foi acompanhada pelo subsecretário de Acessibilidade e Inclusão, Gilberto Penido. “Realmente foi um dia inesquecível. Viajamos em três vans ao passeio e foram disponibilizadas várias modalidades esportivas acessíveis. Foi um sábado de sol, alegria e muito gratificante para os assistidos, os familiares e a equipe de servidores”, disse o gestor.

João Vitor Santos Rocha, de 22 anos, tem cegueira total em razão da síndrome de Marfan, uma doença genética. Sábado foi a primeira vez que ele visitou a praia. “Amei a experiência de sentir a brisa, a areia macia. Fiz remo e surf. Foi maravilhoso. Não sabia que a praia era tão gostosa”, relatou o jovem, que acrescentou rindo: “minha única reclamação é que a pessoa que temperou a água do mar exagerou no sal”.

Concordando com o jovem, Juliana Aparecida da Silva Lopes, também deficiente visual, adorou a praia. “Foi incrível, minha primeira vez na praia depois que perdi a visão e achei maravilhoso, amei o evento”, disse Juliana.

Com sequelas adquiridas após uma poliomielite aos três anos, Lea dos Santos, de 55 anos, teve a oportunidade de tomar banho de mar com a cadeira anfíbia. “Adorei. Foi muito bom porque essa cadeira se desloca pela areia e pelo mar, o que facilita muito a nossa vida”, disse Lea.

O aluno do Projeto Práticas Educativas para Inclusão Social (Peis) no CIC Pimentas, Guilherme Silva Galassi, de 13 anos, também participou da viagem. Ele adorou o surf e aprendeu rapidamente os movimentos necessários para dominar a prancha.

Fotos: Divulgação/PMG