Prefeitura oferece capacitação sobre sífilis para médicos e equipes de enfermagem

Quinta, 27 de Outubro de 2022 - 12:45

Por meio do programa IST/Aids e Hepatites Virais, a Prefeitura de Guarulhos, por meio Secretaria da Saúde, promoveu nesta quinta-feira (27) uma capacitação sobre sífilis em gestantes e sífilis congênita: diagnóstico, tratamento e prevenção. O treinamento aconteceu na Universidade Anhanguera, no Macedo, e envolveu 180 profissionais, entre médicos e equipes de enfermagem.

O mês de outubro é marcado como o de combate à sífilis no Brasil, por isso as ações contra a doença se intensificaram. Participaram servidores das Unidades Básicas de Saúde (UBS), das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e do Pronto Atendimento (PAs), além das coordenadoras das vigilâncias regionais de saúde, hospitais e maternidades do município.

O QUE É A SÍFILIS?

A sífilis é uma infecção bacteriana sistêmica, crônica e curável, que ocorre somente no ser humano. A doença é causada pela bactéria Treponema Pallidum e, quando não tratada, evolui para estágios de gravidade variada, podendo acometer diversos órgãos e sistemas do corpo. Sua transmissão se dá principalmente por contato sexual, contudo, a transmissão pode de mãe para o feto durante a gestação de uma mulher com sífilis não tratada ou tratada de forma não adequada.

A sífilis congênita é uma importante causa de mortalidade perinatal (logo após o nascimento do bebê). Nos últimos anos, o recrudescimento da sífilis vem ocorrendo em diversos países, bem como no Brasil e no município de Guarulhos.
O Brasil é país signatário da resolução da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que recomenda a eliminação da sífilis congênita e transmissão vertical do HIV.

TESTES RÁPIDOS

Na quarta-feira (26), a Secretaria de Saúde promoveu mais uma capacitação profissional destinada a executores de testagem rápida para HIV e hepatites B e C, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), no Gopoúva. Foram qualificados 22 profissionais entre auxiliares e técnicos de enfermagem, enfermeiros, cirurgiões-dentistas, farmacêuticos e residentes de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Neste ano já foram capacitados um total de 73 profissionais nos testes rápidos.

Imagens: Márcio Lino/PMG