Prefeitura promove ações sobre doenças sexualmente transmissíveis durante o Carnaval

Quinta, 09 de Fevereiro de 2023 - 10:56

Para conscientizar sobre os perigos das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) no período do carnaval, a Secretaria da Saúde de Guarulhos promoverá inúmeras atividades como forma de disseminar os métodos de proteção contra essas doenças e alertar a população sobre a importância do autocuidado para a garantia de uma vida saudável.

De forma a atuar pela prevenção e pela promoção da saúde, foram mobilizadas unidades para ofertar à população ações educativas e de testagem. Preservativos e materiais informativos sobre o tema também serão distribuídos. Confira o cronograma das ações no final do texto.

As ISTs, como sífilis, HIV e gonorreia, ocorrem principalmente por meio do contato sexual sem o uso de preservativo. Elas podem ser causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos nos contatos sexuais via oral, anal ou vaginal.

O uso do preservativo é o grande aliado para a prevenção dessas doenças, mas há outras medidas importantes, como a imunização contra as hepatites A e B e o HPV, o não compartilhamento de objetos perfuro-cortantes, a testagem rápida regular para HIV, sífilis e hepatites B e C, a profilaxia pós-exposição ao HIV até 72 horas após uma situação de risco e o uso regular da profilaxia pré-exposição ao HIV por pessoas que se expõem frequentemente ao risco.

O Programa IST/Aids e Hepatites Virais coordena a resposta à epidemia dessas doenças, concedendo as diretrizes de vigilância em saúde aos estabelecimentos de saúde que atendem a população, elaborando e difundindo conhecimento, políticas públicas nas áreas de assistência, prevenção e promoção, em parceria com todos os que contribuem para essa resposta.

Cronograma das ações

Dia 11, das 12h às 16h: bloco da Banda Bicha, com concentração em frente ao Adamastor/Centro e orientações sobre ISTs, distribuição de preservativos e autoteste para HIV.

Dia 13, das 9h às 11h e das 12h às 16h: praça Estrela (Cidade Soberana), com orientações sobre ISTs, distribuição de preservativos, além de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.

Dia 14, das 8h às 13h: praça Geraldo Cândido do Nascimento e avenida Brejinho, no Jardim Cumbica, com orientações sobre ISTs, distribuição de preservativos e testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.

Dia 14, das 8h às 15h: UBS Dona Luiza, com orientações sobre ISTs, distribuição de preservativos e testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.

Dia 15, das 13h às 16h: CEU Paraíso, com a ação "Divirta-se com Segurança", orientações sobre as ISTs, distribuição de preservativos e testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.

Dia 15, das 9h às 13h: Supermercado do Valle (avenida Jurema, 344, Parque Jurema), orientações sobre ISTs, distribuição de preservativos e testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.

Dia 16, das 14h às 16h, na Secretaria da Saúde (rua Íris, 300, Gopoúva), com a  palestra "Prevenção Combinada", distribuição de preservativos e autoteste para HIV pelas equipes do Programa IST/Aids e Hepatites Virais e Saúde do Trabalhador.

Dia 16, das 14h às 16h, no Supermercado Lopes (rua Marinópolis, 900), Jardim Presidente Dutra, com orientações sobre ISTs, distribuição de preservativos e testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.

Dia 17, a partir das 14h, no Terminal de Ônibus São João, com orientações sobre ISTs, distribuição de preservativos e testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.

Além da programação fixa, durante o mês todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) disponibilizarão testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C na rotina e, conforme o fluxo de atendimento municipal, as UPAs e os PAs farão o primeiro atendimento para a profilaxia pós-exposição.

Fotos: Divulgação/PMG