Prefeitura promove capacitação sobre o risco de reintrodução da poliomielite na cidade

Sexta, 30 de Setembro de 2022 - 18:16

Nesta sexta-feira (30) a Prefeitura de Guarulhos promoveu uma capacitação sobre o risco da reintrodução do poliovírus selvagem e derivado vacinal na cidade, que causa a poliomielite. Ao todo cem profissionais, entre responsáveis técnicos, médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde e dos serviços de urgência e emergência municipais, filantrópicos e da rede privada, participaram. A formação ocorreu na Faculdade Anhanguera.

As palestras, ministradas por profissionais da Secretaria da Saúde, abordaram os seguintes temas: “Cenário epidemiológico mundial – risco de um evento de emergência em saúde pública”; “Vigilância epidemiológica – definição de caso, notificação, fluxo, acompanhamento dos casos e contatos e imunização”; “Vigilância laboratorial da investigação de poliovírus”; e “Fluxo de encaminhamento dos refugiados para abrigos”.

O objetivo foi reforçar a necessidade de intensificação das ações de vigilância epidemiológica, laboratorial e imunização, articuladas entre os profissionais de saúde da rede, no acolhimento a refugiados e repatriados advindos de países com circulação de poliovírus selvagem e derivado vacinal. Com isso, a Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação contra a poliomielite, que teve a campanha, programada para encerrar nesta sexta-feira (30), prorrogada até o dia 31 de outubro.

Fotos: Divulgação/PMG