Prefeitura promove de oficinas sobre práticas inclusivas para 250 agentes de RH

Terça, 12 de Março de 2024 - 15:16

Um total de 250 agentes de recursos humanos (RH) de diversas secretarias, divididos em quatro turmas, participaram nesta segunda e terça-feira (11 e 12) das oficinas do projeto Vivência – Conhecer para Acolher, ministradas pela equipe da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão no auditório do Adamastor. O objetivo da ação foi orientar e sensibilizar os servidores sobre práticas inclusivas que devem ser adotadas para o acolhimento da pessoa com deficiência e o combate ao capacitismo.

"O projeto Vivência é de suma importância na nossa cidade, especialmente para a Prefeitura. Por meio desta oficina conseguimos não apenas destacar a necessidade de práticas inclusivas em nossos espaços de trabalho, mas também desafiar e transformar percepções sobre a inclusão”, afirmou a subsecretária de Acessibilidade e Inclusão, Mayara Maia.

"De acordo com a chefe da Divisão de Atendimento ao Servidor da Secretaria de Gestão, Kate Cristina Lacanna, a oficina foi o primeiro evento de capacitação para agentes de RH desde a reestruturação do Departamento de Gestão de Pessoas. “Identificamos a necessidade de trazer o assunto de como ter práticas inclusivas de pessoas com deficiência nos locais de trabalho da Prefeitura”, explicou Kate.

Servidora há 25 anos, Flavia Cristina Moyses atua como agente de RH na Secretaria de Desenvolvimento Urbano. “Gostei muito da oficina. Temos mania de julgar a aparência dos outros e muitas vezes vemos a pessoa com deficiência como um doente, o que ela não é. Vou passar para as outras pessoas que trabalham comigo as orientações da oficina. Temos muitos atendimentos ao público no setor de fiscalização e alguns são cadeirantes ou com mobilidade reduzida”, disse a funcionária.

A atividade da subsecretaria foi desenvolvida por meio de explanações com vídeos de sensibilização e jogos adaptados como o de dominó com olhos vendados, alfabeto Braille e mímica.

Imagens: Marcio Lino/PMG