Prefeitura promove encontro sobre vigilância em saúde na medicina veterinária

Quarta, 10 de Maio de 2023 - 17:03

Médicos veterinários e estudantes da área já podem se inscrever para a palestra Aspectos de Vigilância em Saúde de Interesse para a Medicina Veterinária, que irá abordar variados aspectos da vigilância em saúde relacionados ao tema. O encontro será realizado no próximo dia 24 no anfiteatro da Secretaria da Saúde, das 18 às 21h. As inscrições devem ser realizadas pelo link https://bit.ly/PalestraVeterinariaGru.

O encontro tem como objetivo proporcionar um espaço de reflexão e discussão sobre temas como zoonoses de notificação compulsória, riscos ocupacionais em estabelecimentos médico-veterinários, destinação de resíduos e outros assuntos relevantes para os profissionais e estudantes de veterinária. As vagas são limitadas, portanto é importante garantir a participação antecipadamente.

A medicina veterinária desempenha um papel crucial na promoção da saúde humana, ambiental e animal. No entanto, a rotina e as práticas envolvidas nessa área apresentam diversos riscos, tanto para os profissionais quanto para a sociedade em geral. Questões como o uso de antibióticos, manipulação de antineoplásicos, radiação ionizante e a dispensação de substâncias controladas são apenas alguns dos desafios enfrentados pelos profissionais.

Os estabelecimentos médico-veterinários também lidam com demandas de saúde pública, principalmente no que se refere às zoonoses, que são doenças transmitidas entre animais e seres humanos. O diagnóstico, o tratamento e os procedimentos relacionados a doenças infecciosas e parasitárias de caráter zoonótico são de extrema importância para a prevenção e o controle desses agravos.

Dessa maneira, a Secretaria da Saúde, tendo em vista a garantia da segurança e da qualidade do trabalho realizado pelos profissionais da medicina veterinária, proporciona aos participantes a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e interagir com outros profissionais da área durante a realização do evento.

O anfiteatro da Secretaria da Saúde fica na rua Iris, 300, Gopoúva.

Imagem: Divulgação/PMG