Prefeitura promove formação em acessibilidade para motoristas de ônibus

Quarta, 21 de Setembro de 2022 - 17:53

Nesta quarta-feira (21) a Prefeitura de Guarulhos promoveu uma formação para motoristas de ônibus da Viação Campo dos Ouros sobre embarque e desembarque seguro de pessoas com deficiência, na sede da empresa. A ação, coordenada pela Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão, vinculada à Secretaria de Direitos Humanos, marca o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência e integra a Semana Nacional do Trânsito (de 18 a 25 de setembro).

“Ao ministrarmos esta formação em parceria com a empresa estamos ampliando a acessibilidade e melhorando o transporte das pessoas com deficiência. Muitas atitudes simples como a paciência em aguardar uma pessoa com deficiência se sentar no ônibus significa não apenas o respeito, mas a segurança dela”, disse o subsecretário Gilberto Penido, que acompanhou o evento.

A formação contou com a participação de alunos com deficiência visual do projeto Práticas Educativas para Inclusão Social (Peis), desenvolvido pela pasta, convidados pela empresa como forma de sensibilizar os condutores sobre a importância de se comunicarem com os passageiros com deficiência.

Para o aluno Diego Barreto, de 19 anos, foi uma oportunidade para a troca de conhecimentos. “Relatamos nossas experiências no transporte público aos motoristas, que puderam ver como nos viramos para enfrentar os obstáculos do dia a dia”, disse o jovem do Peis.

Durante a formação os motoristas participaram de uma vivência com os olhos vendados para localizar as portas do ônibus, que estava com o motor ligado. O veículo também deu uma volta com os condutores em pé e vendados para que pudessem entender a dificuldade do deficiente visual se manter em segurança sem se sentar no assento reservado.

Na companhia da educadora social Vanessa Carrilho Lanzarotto, que ministra aulas do projeto, os alunos deram ainda sugestões de como podem atender melhor o segmento.

Imagens: Divulgação/PMG